TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e pratica em pesquisa

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Bianca Cristina da Silva Dutra                          

Matrícula: 15112140123

Curso: Geografia                                                          

 Polo: Nova Friburgo

GEOGRAFIA ALÉM DA SALA DE AULA

O trabalho de campo no ensino de geografia é de grande importância para que o aluno possa compreender melhor as relações entre a disciplina apresentada na sala de aula e a sua aplicação na realidade. Assim, o trabalho de campo se caracteriza como ferramenta fundamental para o aluno, fazendo com que tenha um maior conhecimento das questões ambientais que estão ao seu redor, contribuindo para que desenvolva uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações.

Antes da saída para a aula de campo é necessário apresentar o objetivo da aula, que é identificar os relevos e analisar as diferenças entre o mapa e a realidade, analisar a morfografia e a morfometria presentes no local; orientar os alunos do horário de saída e volta para escola; mostrar um roteiro a ser seguidos no local; roupa adequada e comportamentos necessários, para promover a segurança dos alunos e para que o objetivo da aula seja alcançado.

Esta aula de campo será realizada na cidade de Sumidouro-RJ nos locais conhecidos como Cascata Conde D’eu e os Túneis três irmãos.

No primeiro momento da aula em campo, iremos ao topo cascata Conde D’eu que é considerada a maior queda d’água livre do estado com 127 metros de altura, a cascata é um acidente geográfico do Rio Paquequer que nasce no município e deságua no Rio Paraíba do Sul. Do topo tiraremos fotos e estudaremos os relevos, os minerais existentes, os corpos hídricos, as matas nativas, os tipos de solos, além de ensinar a diferença entre o visto real e visto do mapa, assim trabalhando a cartografia, etc.

[pic 1]

Figura 1: Imagem do satélite da área da Cascata Conde D'eu

[pic 2]

 Figura 2: Foto da Cascata Conde D'eu

No segundo momento da aula em campo, iremos visitar os túneis três irmãos que compunha um trecho da antiga Linha Férrea Leopoldina. Construídos por engenheiros ingleses no final do século XIX, possuem uma característica de grande valor histórico e cultural, esculpidos por mãos escravas no final do segundo império Brasileiro, todo trabalhado com grandes blocos de pedras retirado das rochas, que ornamentam os arcos de entrada e saída dos túneis.

Neste local, estudaremos a aparência do relevo, como a morfografia e a morfometria. E ao inicio, meio e fim de cada túnel tiraremos fotos e realizaremos as observações, como o clima local; a exportação do café que era a matéria transportada pelos trens dessa via; a mão de obra escrava, que foi utilizada na confecção dos túneis, etc.

Assim que voltarmos para sala de aula, realizaremos um relatório com os pontos que consideram mais importantes e as observações que tiveram durante a pesquisa de campo; neste trabalho devem conter os conhecimentos discutidos e aprendidos, a opinião dos alunos sobre a aula em campo, o que acharam dos comportamentos dos colegas e o que podemos melhorar para o próximo conhecimento de campo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (207 Kb)   docx (727.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com