TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Ensaios: Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O estudo do desenvolvimento do ser humano constitui uma área do conhecimento da Psicologia, onde se concentram esforços para compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. De acordo com a linha evolutiva da Psicologia, tem culminado a elaboração de diversa teoria que procuram reconstituir, a partir de diferentes metodologias e pontos de vistas, as condições de produção da representação do mundo e de suas vinculações com as visões de mundo e em cada momento histórico da sociedade.

Dentre essas teorias, a de Jean Piaget que é a referência deste trabalho, não foge à regra, na medida em que ela busca compreender o desenvolvimento do ser humano, e contribui de certa a forma ao estudo da história e geografia, pois, Jean Piaget em sua investigação estudou a construção do tempo do espaço na criança que e indispensável à compreensão das áreas de conhecimento de historia e geografia.

Jean Piaget nasceu em Neuchâtel no dia 09 de agosto de 1896 e morreu em Genebra, no dia 17 de setembro de 1980.

Desde cedo demonstrou interesse por história natural. Inicialmente, estudou biologia, na suíça e posteriormente, dedicou-se a área de psicologia epistemológica e educação. Entre suas várias incursões no círculo científico destaca- 84, se seus antecedentes intelectuais no campo da filosofia, da psicologia, da matemática, da lógica, da física, da biologia e professor de psicologia. Piaget revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como adultos e constroem o próprio aprendizado. Do estudo das concepções infantis de tempo, espaço, causalidade física, movimento e velocidade, Piaget criou um campo de investigação que denominou epistemologia genética, isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio e atingida. As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, demonstra que a transmissão de conhecimento é uma possibilidade limitada, pois por um lado não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessara a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.

O CONSTRUTIVISMO DE JEAN PIAGE:

Segundo Piaget; o conhecimento se da por descobertas que a própria criança faz um mecanismo que outros teóricos antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu a comprovação na prática vem de Piaget a ideia de que o aprendizado e construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtiva. Educar para Piaget é, "provocar a atividade”, isto é, estimular a procura do conhecimento.

Piaget, ao estudar a construção do tempo e do espaço na criança para a compreensão das áreas de história e geografia. A relação entre o tempo e espaço e fundamental aos acontecimentos marcantes e dos pormenores da nossa vida. Essa relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com