TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  12/4/2015  •  Ensaio  •  1.488 Palavras (6 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 6

A quinta disciplina – Cap. 11 – Aprendizagem em equipe

  1. As equipes de sabedoria potencial

Para o autor a sabedoria em potencial, quando se utiliza a excelência individual, para complementar as habilidades dos componentes da equipe. Para que isso aconteça, a equipe precisa combinar entre ela, de uma forma que seja mais eficaz, o autor chama isso de alinhamento (quando um grupo de pessoas funciona como um todo). A aprendizagem em equipe é o processo de alinhamento da visão compartilhada (unir diferentes ideias, e aprender com elas, absorver algo) e se baseia também no domínio pessoal (utilização dos talentos individuais). Todos estes atributos, para que com base nas novas ideias, possa haver uma ação, o domínio da aprendizagem em equipe é essencial, pois hoje, cada vez mais as pessoas precisam umas das outras para agir. Dentro da aprendizagem em equipe, existem três pontos críticos: a necessidade de se pensar sobre os assuntos complexos, necessidade de ação inovadora e coordenada e o papel dos membros de uma equipe em outra equipe.

  1. Diálogo e discussão

Essa disciplina envolve o domínio de duas práticas chaves, para que haja aprendizado com a equipe, diálogo, que pode ser caracterizado pela exploração livre e criativa de assuntos complexos e sutis, e há uma suspensão do ponto de vista pessoal, já na discussão há uma necessidade em se distinguir um do outro, lidar com as oposições e defender pontos de vista, é importante abrir suas ideias, mas também se mostrar aberto para aceitar as ideias dos outros. O pensamento sistêmico tem importância na aprendizagem em equipe, em questão de transpor as ideias, pois as pessoas conseguem ver de forma mais ampla um problema. A forma de equilibrar essas duas formas, é poder utilizar do diálogo para apresentar as diferentes visões da equipe e na discussão definir, como utiliza-las da forma mais eficaz.

  1. Lidando com a ‘’realidade atual’’: conflito e rotinas defensivas

Lidar com o conflito é um fator positivo visto hoje em dia dentro de uma equipe, pois isso indica que as pessoas envolvidas, estão produzindo. Quando ha visão compartilhada é indispensável que haja um conflito de ideias, em algum momento, não se espera que a visão compartilhada unifique o pensamento das pessoas, mas que tenham visões diferentes, porém, que saibam utiliza-la em equipe, ou seja, para um objetivo único. Esse conflito pode induzir as pessoas a terem um pensamento mais criativo e gerar novas descobertas para soluções que antes apenas um individuo não teria capacidade de visualizar. Rotinas defensivas, são aqueles momentos em que nos impedimos de expor nossas ideias e pensamentos, é quando o medo de que aquele pensamento não vá ser aceito, ou que haja uma exposição de erros que possam existir, é sempre que tentamos desviar um problema difícil, para um assunto no qual nos faça sentir mais confortáveis, como se fosse uma zona de conforto, sem riscos.

  1. O Elo Perdido: Prática

Segundo Donald Shon, os princípios essências da prática podem ser identificados como uma experimentação em um ‘’mundo virtual’’, a necessidade de aplicação nesse mundo, é extremamente importante para desenvolver das habilidades que você queira alcançar é muito mais fácil desenvolver habilidades individualmente que em conjunto, pois quando a visão de uma equipe se volta para um ponto específico a ser alcançado, de nada adianta todos os membros dela possuírem talento e mostrarem disposição a aprender, sendo que as pessoas desta equipe não possuem um espírito de aprendizagem coletivo. As equipes que adotam esse mundo virtual possuem uma grande facilidade para aprendizagem e o desenvolvimento em conjunto. Esse mundo virtual adotado faz parte dos campos de prática ( técnicas abortados por uma equipe para o desenvolver do aprendizado coletivo).

  1. Aprendendo a praticar

A necessidade de diálogo é extremamente importante para desenvolver da aprendizagem em equipe, porém os campos de prática estão se desenvolvendo ao decorrer do tempo, dando-nos maiores oportunidades de crescimento coletivo, mesmo assim o diálogo, é essencial para indivíduos de uma mesma empresa, onde um depende do outro, identificarem os problemas que estão enfraquecendo a empresa como um todo, e pensarem em maneiras de corrigi-los, tanto na inovação quanto no aperfeiçoamento. A falta de comunicação entre setores de uma empresa, onde um se acha totalmente distinto ou contrário ao outro, é um fator que não segue os conceitos de ‘’campos de prática’’, isso não influencia necessariamente nos prejuízos da empresa, porém pode ser uma grande oportunidade crescimento sendo descartada.

  1. Aprendizagem em equipe e a quinta disciplina

O pensamento sistêmico e a perspectiva são elementos centrais  aprendizagem em equipe, as ferramentas do pensamento sistêmico também são importantes para desenvolver os trabalhos em equipe, essas equipes devem evitar o pensamento sistêmico, pois sem uma linguagem compartilhada a aprendizagem fica limitada, por isso a linguagem deve ser coletiva e praticada com todos os membros da equipe, para todos, ao mesmo tempo, seguirem a mesma linha de raciocínio.

  1. Capítulo 12: Fundações

  1. A mudança prela conversa

A implementação na qual possui como conceito  a interação (conversas) entra os funcionários de uma mesma empresa podem gerar feedbacks positivos.

  1. Abertura reflexiva

A abertura reflexiva consiste em nos abrirmos e expormos nossos pensamentos e ver  contribuições que possamos receber para solucionarmos um problema ou testar algo novo.

        

  1. Um objetivo que valha o compromisso

 Para gerar o comprometimento das pessoas é preciso alinhar o interesse da pessoa e os valores e metas da empresa, este conceito administrativo leva a pessoa a enxergar o desejo da empresa como algo de seu próprio interesse, ao contrário disto a empresa que não consegue gerar este sentimento, esta fadada a não gerar o espírito de comprometimento do individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com