TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho

Por:   •  8/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.135 Palavras (9 Páginas)  •  203 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO -UFMA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO- PROEN

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID/CAPES

SUBPROJETO LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS/ CIÊNCIAS NATURAIS - INTERDISCIPLINAR

 

RELATÓRIO

(PERÍODO)

ERICK SALES CASTRO

Grajaú – MA

(2015)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................

2 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS DADOS DO PROJETO................................................................................................................................

3 DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO GERADA......................................................................

4 DESCRIÇÃO DE IMPACTOS DAS AÇÕES/ATIVIDADES DO PROJETO NA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; LICENCIATURAS ENVOLVIDAS E ESCOLAS PARTICIPANTES..................................................................................................................

5 DIFICULDADES ENCONTRADAS E JUSTIFICATIVAS DE ATIVIDADES PREVISTAS E NÃO REALIZADAS.......................................................................................

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................................

7 REFERÊNCIAS

1 INTRODUÇAO

Este relatório tem como finalidade apresetar os resultados parciais do sub-projeto “ensinar e aprender com interdisciplinalidade”. será consolidada a definição dos requisitos do sub-projeto, e será traçado um plano para execução nas  escolas. Longe de simplificar uma questão bastante complexa por envolver variáveis que transcedem o espaço, cabendo então refletir e propor situações de aprendizagem dos conteúdos das áreas.

O projeto tem como objetivo acompanhar os alunos e orientá-los, visando um melhor aproveitamento dos conteúdos ministrados. Assim a seguir, destacamos os objetivos selecionados  para o desenvolvimento do projeto:

  • Dinamizar as aulas através do lúdico buscando despertar o enteresse das crianças para um melhor aproveitamento dos temas trabalhados.
  • Estimular os alunos a participarem ativamente na construção de novos conhecimentos.
  • Ministrar aulas ultizando alguns jogos e contruções de maquetes com apoio didático.
  • Propocionar aos alunos oportunidades de contextualizar os conteúdos através de situações problemas desenvolvidas no cotidiano.

 Metodologia de trabalho:

Aulas espositivas, leituras de textos dinâmicos e informativos, jogos voltados para os temas trabalhados. Os alunos foram orientados a trabalhar em grupos, de forma que um pudesse ajudar aquele com maior dificuldade, e assim dessa forma, nos os bolsistas também nos dividimos e já iamos tirando as duvidas no decorre das atividades.

Desenvovemos atividades relacionadas com a vivência dentro da comunidade ultilizando o tema biodivercidade, com isso percebeu-se o quanto é importante na vivência cotidiana, ouvi também realizações de visitas a estação ecologica olho’dágua, visita ao campus da UFMA e nas proximidades da escola municipal Frei Benjamin de Borno, dessa forma saindo somente da teoria e mostrando a realidade que esta no cotidiano de cada aluno

  1. DADOS PESSOAIS

Nome: ERICK SALES CASTRO

CPF: 059.644.483-48

Endereço: RUA VICENTE SANTANA, Nº  80, CIDADE ALTA, GRAJAU-MA

Endereço eletrônico: ericksalescastro@gmail.com

Telefones de contato: 99 – 98170-7885

Link para Curriculum Lattes:

Data de início:                         Data de saída:

Escola Participante: ESCOLA MUNICIPAL FREI BENJAMIM DE BORNO

Supervirsor/Supervisora:  SIDINEY  

        

        


2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS

Indicador da atividade

Objetivo da atividade

Descrição sucinta da atividade (inserir início e período de realização)

Resultados alcançados

1.

Iniciar Atividades

Retorno das aulas nas escolas municipais em Março.

x

2.

Planejar atividades lúdicas que desenvolvam o interesse das crianças pelo meio ambiente.

Planejamento das atividades que serão desenvolvidas no primeiro e segundo semestre.

Relatórios de atividades concluído.f

3.

Incentivar nas crianças a curiosidade sobre o nosso planeta e problemas ambientais que estamos enfrentando ao longo dos anos.

Primeiro dia: Sessão de cinema com o filme “Wally”.

A partir das cenas do filme podemos desenvolver debates com as crianças sobre os impactos que os problemas ambientais veem causando na vida do ser humano.

4.

Incentivar os alunos a produção de cartazes que expressem suas concepções sobre o meio ambiente.

Atividade de produção cartazes e desenhos sobre a importância da preservação do meio ambiente. Prêmios e classificação de primeiro, segundo e terceiro lugar.

Foi possível perceber a visão de cada um dos alunos sobre o meio ambiente e principalmente sobre o lugar onde vivem. A importância de se preservar e cuidar a natureza.

5.

Reconhecer a diferença entre lixo e materiais recicláveis.

Aula expositiva e dialogada sobre o tema: Lixo.

Foi possível perceber que os alunos no final da aula conseguiram fazer a diferenciação do lixo de materiais recicláveis e compreender a importância de se reaproveitar através da coleta seletiva.

6.

Identificar as composições químicas do lixo.

Aula expositiva e a dialogada sobre o tema: A composição química do lixo.

Foi possível perceber que os alunos conseguiram compreender de forma bastante lúdica quais os componentes químicos do lixo.

7.

Materiais recicláveis: como e para quê reutilizar?

Através da aula expositiva e dialogada obteve-se a aprendizagem e conscientização das crianças sobre a importância da reutilização.

8.

Materiais recicláveis: Papelão

Oficina de reciclagem utilizando caixas de papelão. Produto gerado: caixa reutilizada.

9.

Materiais recicláveis: Plástico

Por meio de oficina de reciclagem utilizando PET, as crianças conheceram todo o processo de fabricação do produto e como ele afeta a saúde do planeta quando descartado de maneira inconsequente. Através da oficina as crianças possibilitaram a reciclagem desse produto e aprenderam a importância da reutilização.

10.

Materiais recicláveis: alumínio e metal

Aula expositiva e dialogada, foi colocado em questão a importância da reutilização desses produtos, quantos anos eles levam para se decompor na natureza caso descartado de maneira inconsequente e o apropriado local de descarte para a coleta seletiva.

11.

Materiais recicláveis: Vidro

Através de aula expositiva (imagens, objetos) obtivemos o interesse das crianças em proteger a natureza fazendo o devido descarte dos materiais (caso quebrados) e reutilizar sempre que possível.

12.

01/09 à 29/09 – Escolha do modelo da horta, juntar garrafas pets e preparar as garrafas.

Envolvimento desta apenas com os bolsistas.

13.

03/10 á 13/10 – Preparação do solo e aulas com tema: plantas como seres produtores e Ciclo de vida das plantas.

Encerrado devido à falta de acesso à escola.

14.

17/10 a 27/10-  Plantação das sementes e mudas e aulas.

Encerrado devido à falta de acesso à escola.

15.

31/10 á 10/11-  Aulas: Consumidores primários e decompositores.

Encerrado devido à falta de acesso à escola.

16.

14/11 a 24/11- Orgânicos, inorgânicos e agrotóxicos.

Encerrado devido à falta de acesso à escola.

17.

24/11 e 25/11/ 2015 Amostra cultural na UFMA

Por meio dessa exposição as crianças tiveram a oportunidade de ver e entender o que o projeto engloba, observar expositivamente os projetos desenvolvidos com eles e oportunamente conhecer outros projetos de outros grupos Pibidianos.

18.

28/11 á 01/12 - Agricultura familiar. Palestra para escola e pais dos alunos ( Escolher o palestrante da secretaria de agricultura).

Devido às dificuldades encontradas como a falta de colaboração da escola, tivemos que encerrar as atividades antes de concluir as atividades do dia 28/11 a 01/12.

19.

05/12 á 12/12- Alimentação saudável. Colher ingredientes da horta e outras frutas e fazer uma mini oficina de reaproveitamento e uso de verduras e frutas na alimentação.

Devido às dificuldades encontradas como a falta de colaboração da escola, tivemos que encerrar as atividades antes de concluir as atividades do dia 05/12 a 12/12.

.

Orientações Gerais

  1. Descrever sucintamente os objetivos,  atividades e  resultados alcançados.
  2. Demonstrar a relação entre as atividades desenvolvidas e os resultados alcançados. É importante explicitar, com clareza, a articulação entre atividades e resultados, de modo a explicitar o cumprimento do objeto a que se destina o programa.
  3. Os resultados devem apontar para a formação do professor, o trabalho coletivo desenvolvido, as aprendizagens possíveis, a apresentação de trabalho em eventos, a manipulação de instrumentos para a docência e a investigação educacional, a produção de conhecimentos e saberes sobre a docência e a escola, dentre outros. As produções, a serem apresentadas abaixo, materizalizam-se em artigos publicados, portfólios e diários de bordo, material didático produzido (mídias, jogos, dinâmicas, etc), estratégias didáticas, relatórios de avaliação dos resultados, dentre outras).

3. DESCRIÇÃO DA PRODUÇÃO  EDUCACIONAL GERADA

Obs. 1: As produções deverão ser apresentadas individualmente em cada tabela e em ordem alfabética. Insira novas linhas para o mesmo tipo de produto. Ao final, a tabela deverá apresentar a quantidade total da produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (210.6 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com