TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Ce

Exames: Trabalho Ce. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  1.223 Visualizações

Página 1 de 2

As empresas multinacionais ou transnacionais têm um papel fundamental dentro das chamadas globalização comercial, globalização produtiva e globalização financeira, pois são essas empresas que dão a dinâmica aos fluxos de bens e serviços em escala mundial. A lógica dessa dinâmica baseia-se em:A geografia política é um ramo de geografia (e, mais especificamente, da geografia humana) que se dedica ao estudo da interação entre a política e o território, nomeadamente no que diz respeito à administração. É frequente a confusão entre geografia política e geopolítica, que na verdade são imbricadas, se sobrepõem em grande parte, mas não se identificam totalmente. Existe uma história de cada um desses saberes que mostra suas origens, suas especificidades, embora em alguns momentos eles tenham se mesclado, se identificado. Em relação à distinção observada entre a geografia política e a geopolítica, é correto afirmar que:

I - Por definição a geopolítica interpreta o espaço do ponto de vista do estado, e a geografia política, o estado pela visão do espaço.

II - Geografia política só vai se preocupar com o meio ambiente - as características "naturais" do território, por exemplo (localização, formato, proximidade do mar, etc.) - desde que isso tenha relações com a vida política.

III - A geopolítica se preocupa em analisar o que é o Estado e quais as suas relações com o território, soberania e território, o que é política territorial, a questão das fronteiras, o que significa uma grande potência mundial, etc.

IV - A geografia política, ou seja, a análise a respeito da dimensão geográfica ou espacial da política é bastante antiga. Podemos encontrá-la em Aristóteles, em Maquiavel, em Montesquieu e em inúmeros outros filósofos da antiguidade, da Idade Média ou da época moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com