TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Contabilidade

Artigo: Trabalho De Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2013  •  358 Palavras (2 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 2

Alguns historiadores dizem que a contabilidade existe desde 4.000 anos A.C. ou 6.000 anos A.C., o que originou desde os primórdios, sem que houvesse números, escrita e moeda, más já acompanhavam a evolução, ou regreção dos seus bens, apesar de ser com métodos bem rudimentares, como por exemplo, usavam pedras para contar o rebanho.

No segundo milênio antes de Cristo, na civilização da suméria e da babilônia (hoje Iraque), no Egito e na China. Más são possíveis que algumas formas rudimentares de contagem de bens tenham sido realizadas bem antes disto. O homem primitivo, ao inventar o número de instrumentos de caça e pesca, ao contar seus gados, suas bebidas, já estava praticando de certa forma a contabilidade.

Na invenção da escrita, a representação de quantidades normalmente tem sido importante. E a contabilidade teve evolução relativamente lenta até o aparecimento da moeda.

A contabilidade é tão antiga quanto o homem, pela necessidade de acompanhar a evolução e o desenvolvimento de seus patrimônios.

O período Mnemônico começou na época de Jó, por meio da escrita cuneiforme (símbolos gravados em barro ou placa de argila). Mesmo que a contabilidade exista desde os inícios dos tempos, nota-se que ela se desenvolveu lentamente, apenas no século XV é que ela atingiu um nível mais elevado de desenvolvimento, sendo chamada de fase pré-científica da contabilidade.

Já na idade moderna, no Renascimento, vários movimentos nas artes, nas economias e nas nações impulsionaram o surgimento das Ciências Contábeis. Foi nesse período que a teoria avançou com relação ás necessidades e às reais complexidades das sociedades.

O desenvolvimento da contabilidade vem acompanhando o desenvolvimento da economia. Acompanhou de perto a queda da escola Europeia e o desenvolvimento extraordinário dos Estados Unidos. Criou um campo fértil para as teorias e praticas da contabilidade dos EUA.

A contabilidade é uma ciência exata e social, pois é a ação humana que a modifica. A contabilidade utiliza métodos matemáticos e estatísticos como sua ferramenta.

Não é errado afirmar-se que a noção intuitiva de conta e, portanto, de Contabilidade seja, tão antiga quanto a origem do Homo sapiens. Os primeiros sinais da existência de contas seria aproximadamente 2.000 anos a.C. Entretanto, antes disto, o homem primitivo, ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com