TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Geografia Economica

Trabalho Universitário: Trabalho De Geografia Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  840 Palavras (4 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 4

1) Quais as principais características da organização do espaço brasileiro em cada período mostrado nos mapas?

*Tipo de produção?

*Destino da produção?

*Localização e espacialização

SÉCULO XVI

O primeiro mapa retrata o Brasil do século XVI bem menor do que o atual devido ao tratado de Tordesilhas, o país ainda não era muito povoado, e a economia tinha como base o sistema de produção agrícola, que se desenvolvia através do extrativismo do Pau Brasil e da produção canavieira, sendo essa ainda pequena, tendo como principais produtores o Pernambuco e, em menor escala, Bahia e São Vicente, e em menor escala a pecuária voltada neste primeiro momento em especial a alimentação. A mão de obra era formada por escravos vindos da África, toda a produção era destinada a exportação, através do pacto colonial Portugal comprava a produção dos colonos e exportava para Europa. Praticamente todas as atividades econômicas eram desenvolvidas no litoral em virtude da exportação e também pelo fato dos portugueses ainda não terem avançado ao "interior" do Brasil.

SÉCULO XVIII

O segundo mapa retrata o século XVII neste momento já há sinais de avanço rumo ao sertão chegando até o meio norte, principalmente em razão da pecuária, houve um avanço ao norte em direção da Amazônia ali se iniciou o cultivo das drogas do sertão (especiarias usadas no tempero dos alimentos), neste período os bandeirantes começaram a desbravar o interior do Brasil e descobriram as primeiras minas de ouro, dando início a mineração, assim a mineração também passou a ter participação na economia, ademais o cultivo da cana de açúcar e o pau Brasil ainda prosseguiam pilares econômicos. Outro fator importante nesta época é o avanço português pelo Brasil adentro rompendo o tratado de Tordesilhas e aumentando o tamanho do território, toda exportação brasileira estava continuava destinada ao mercado europeu.

SÉCULO XVIII

Neste período foram descobertas novas jazidas de ouro gerando uma ligeira imigração europeia em busca do ouro, a pecuária expandiu alcançando o centro oeste, ao Sul e também em Roraima ao norte, com a diversificação da economia ocorre também um avanço da população a novas localizações do país.

SÉCULO XIX

Neste período ocorre uma intensa mudança no país e em sua economia, a chegada da família real em1808 levou a abertura do mercado, em 1922 o Brasil ficou independente de Portugal, mais passa a ter ligações com a e ser dependente da Inglaterra, em 1940 o café chegou ao interior de São Paulo e logo a sua produção se acelerou o que levou a modernização dos transportes para escoar a produção até os portos, Outros produtos que entraram para pauta de exportações foram o algodão, que passou a ser exportado para atender a indústria têxtil e da borracha com a extração do Látex na Amazônia para atender a indústria automobilística. Com a abolição da escravatura, vieram da Europa os imigrantes para trabalhar nas fazendas de café, a mão de obra passou a ser assalariada, ao final do período foi proclamada república no Brasil.

SÉCULO XX

Neste período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com