TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Economica

Trabalho Escolar: Geografia Economica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 3

Geografia econômica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Question book.svg

Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2012).

Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Google — notícias, livros, acadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A geografia econômica é o estudo da localização, distribuição e organização espacial das atividades econômicas na Terra. A geografia econômica está focada na: - localização de indústrias e atividades comerciais no atacado e varejo; - em rotas comerciais e de transporte; e nas mudanças de valor do mercado imobiliário. Cursos em geografia econômica podem abranger tópicos como transporte, agricultura, localização industrial, comércio internacional, e a organização espacial e funções das atividades de negócios.

Índice

1 Áreas de estudo

1.1 Abordagem de Estudo

2 Subdivisão

3 Periódicos acadêmicos

Áreas de estudo

A economia de uma área geográfica pode ser influenciada pelo clima, pela geologia, e pelos fatores político-sociais. A Geologia pode afetar a disponibilidade de recursos, o custo de transporte e as decisões sobre o uso da terra. O clima pode influenciar a disponibilidade de recursos naturais (particularmente os produtos agrícolas e florestais), e as condições de trabalho e produtividade. As instituições político-sociais que são únicas para uma região têm, também, impacto nas decisões econômicas.

Os pesquisadores em geografia econômica focam seus estudos em aspetos espaciais das atividades econômicas em várias escalas. A distância da cidade (ou Distrito Central de Negócios) como um mercado com demanda para diversos produtos tem papel significativo nas decisões econômicas das empresas, enquanto outros fatores como acesso ao mar (portos marítimos), ou a presença de matéria prima como petróleo afetam as condições econômicas dos países. Singapura, por exemplo, ocupa uma posição chave como um porto marítimo, enquanto a riqueza da Arábia Saudita depende em praticamente tudo do petróleo.

No mundo atual a localização, distribuição e carácter das atividades econômicas é muito influenciada pela globalização. Os estados e suas fronteiras representam papéis menos significativos, já que muitos países tendem a eliminar os efeitos das divisões territoriais e estreitar acordos de cooperação mutua com outros países em regiões adjacentes. Um exemplo importante e bastante conhecido mundialmente é a Uniao Europeia. Além desta, existem também o Mercosul, na América Latina.

Abordagem de Estudo

Geografia Econômica Teórica enfatiza a construção de teorias sobre arranjos espaciais e distribuição das atividades econômicas.

Geografia Econômica Histórica examina a história e o desenvolvimento espacial da estrutura econômica.

Geografia Econômica Regional examina as condições econômicas de determinadas regiões ou países, lidando também com o processo de regionalização econômica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com