TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Economica

Ensaios: Geografia Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  2.492 Palavras (10 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 10

• Balança Comercial: relação entre exportações e as importações de uma unidade territorial. Ela é positiva quando as exportações superam as importações e negativa quando ocorre o oposto.

• Balanço de Pagamentos: é a soma de todas as transações econômicas realizadas por um país. Contém os resultados da balança comercial (exportações – importações), da balança de serviços ( remessa de lucros por partes das multinacionais localizadas no país, dividendos, juros, royalties, assistência técnica), dos investimentos , dos empréstimos, remessa de dinheiro por parte de emigrantes etc. Países com expressiva dívida externa e onde são instaladas inúmeras filiais de multinacionais, costumam apresentar superávit na balança comerciai e déficit no balanço de pagamentos

• Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID): criado em 1959, com sede em Washington (EUA), cuja função principal é financiar projetos de desenvolvimento na América Latina. Reúne 46 países na América, Europa além do Japão.

• Banco Mundial ou Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (Bird): instituição financeira criada em 1944 com o objetivo de financiar projetos de recuperação dos países atingidos pela guerra. Atualmente, fornece empréstimos a longo prazo a governos, principalmente de nações subdesenvolvidas, para implementação de projetos de infra-estrutura e assistência técnica. Sedidado em Washington, reúne cerca de 139 países.

• Capital Especulativo ( Hot Money): trata-se do capital que migra entre países com vistas à rápida remuneração. Um país que apresenta altas taxas de juros atrai o capital especulativo, que ingressa no país por um curto período não sendo empregado em atividades produtivas que geram emprego. A retirada ou fuga rápida desses investimentos provoca crises como a que afetou o México e o Brasil nos anos 90. Na fase atual da globalização, é possível rastrear todos os mercados do mundo, na busca de títulos que oferecem as maiores taxas de juros, ações com menores preços, moedas mais desvalorizadas, das mercadorias mais baratas, etc. Esses capitais são de curto prazo pois entram e saem da economia nacional em curtos intervalos de tempo.

• Cartel: formado por empresas independentes, que atuam na mesma área de produção e formalizam acordos para dominar o mercado desses produtos, como por exemplo, a OPEP que se constitui num truste formado por países exportadores de petróleo que desencadeou o famoso choque do petróleo em 1973, quando se reuniram e estabeleceram um preço mínimo para o barril e cotas diárias de produção, para forçar a subida do preço do produto.

• Commodities: nas relações comerciais internacionais, o termo designa um tipo particular de mercadoria em estado bruto ou produto primário de importância comercial, como café, o chá, a lã, o algodão, o estanho, o cobre etc,

• Conglomerado: empresa que atua em vários ramos de produção, como a Mistsubish, que fabrica carros, televisores, canetas. Geralmente um conglomerado é administrado por uma Holding que possui o controle acionário das empresas que o integram.

• Déficit ´Público: situação em que os gastos públicos são maiores que a receita ou arrecadação.

• Desemprego estrutural: extinção de postos de trabalho causada pela introdução de novas tecnologias que automatizam a produção. Ele é definitivo.

• Desemprego conjuntural: determinado pela ocorrência de crises e recessões econômicas, ou seja, por uma conjuntura econômica desfavorável. Portanto, não é definitivo mas, passageiro.

• Dívida Interna: total de débitos assumidos pelo governo junto às pessoas físicas e jurídicas residentes no país; é também chamada de déficit público.

• Divisão Internacional do Trabalho: distribuição de tarefas entre os países ricos na organização da produção e do comércio mundial. De maneira gera, enquanto os países ricos produzem tecnologia sofisticada e exportam capitais, os países pobres, normalmente aqueles de passado colonial, especializam-se em fornecer matérias-primas para os países ricos ou em servir de área de investimento do capital externo.

• Dumping: venda de produtos a preços inferiores a seus custos, com a finalidade de eliminar concorrentes e conquistar parcelas maiores de mercado.

• Empresa Transnacional: aquela que matem estruturas produtivas , comerciais e administrativas em diversos países.

• Flexibilização: possibilidade de produção de diferentes modelos ou tipos de produtos com a utilização dos mesmos equipamentos (maquinários, sistemas de informática, robótica etc.)

• Holding: Numa holding, uma é empresa criada para administrar outras empresas componentes de determinado grupo, através do controle acionário, ou seja, possuindo a maior parte das ações das empresas do conglomerado.Essa forma de administração é muito praticada pelas grandes corporações.

• Incentivo Fiscal: subsídio concedido pelo governo, na forma de redução de impostos, com o objetivo de atrair ou possibilitar a instalação de empresas em determinada região.

• Informalidade (subemprego): conjunto de atividades econômicas que escapam total ou significativamente à legislação trabalhista e fiscal ou seja, atividades que estão à margem da formalidade ( economia legal) como biscateiros, ambulantes, moambeiros, camelôs etc. O crescimento desse forma de trabalho é também classificada como hipertrofia do setor terciário ou subemprego.

• Megablocos: O surgimento de megablocos econômicos é uma tentativa de resolver a contradição entre a tendência de expansão dos capitais (necessidade de expansão dos mercados para mercadorias e investimentos) e os limites colocados pelas fronteiras dos Estados. Assim, os megablocos buscam tornar essas fronteiras mais permeáveis para a circulação dos capitais e das mercadorias, permitindo a expansão dos mercados.

• A União Européia forma um mercado comum e o seu processo de integração é mais antigo e aprofundado do que o Nafta que é bem mais recente, formando apenas uma zona de livre comércio. A União Européia possui importantes correntes de trocas comerciais com a África e o Oriente Médio; mais recentemente, tem buscado maior participação no comércio asiático com destaque para o Japão e a tentativa de estabelecer um acordo mais efetivo de comércio como o Mercosul.

• O Nafta foi uma resposta norte-americana, à criação da União Européia, e se constitui numa etapa inicial de um projeto bem maior e auspicioso para os Estados Unidos que é a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas). Os Estados Unidos vêem no continente americano, uma zona

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com