TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Instrumentação

Artigo: Trabalho De Instrumentação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

A metodologia usada por mim nessa situação que aparentemente me parece ser uma situação bem mais comum do que imaginamos infelizmente, seria:

Para o desenvolvimento dos temas pedidos utilizaria a discussão como modalidade didática, visto que as discussões representam a primeira etapa para a passagem de processos de ensino e aprendizagem centrados na exposição para os que valorizam o estabelecimento de canais dialógicos em sala de aula.

A motivação e o convite ao raciocínio serão mobilizados nos primeiros instantes das discussões e, após as conversações iniciais, a busca por informações e bibliografias que subsidiarão a construção do conhecimento também será associada a este momento. Assim, as discussões iniciar-se-ão a partir das questões: Como surgiu o mundo? Como surgiu a vida?

Estas perguntas possibilitarão que eu compreendesse e identifica se as concepções que os estudantes possuem sobre as origens do universo, do sistema solar, do nosso planeta e do surgimento da vida terrestre.

Além do levantamento das ideias que os alunos possuem sobre a temática a ser desenvolvida, estas discussões iniciais possibilitarão que eu como professora e os meus alunos construíssemos um ambiente favorável ao diálogo. Para tanto, eu buscaria criar um clima de liberdade nas aulas, de modo a ouvir e considerar os diferentes pensamentos e as distintas opiniões dos meus alunos.

No segundo passo levaria os alunos para um passeio, tipo um piquenique aonde certamente iríamos caminhando e no decorrer do trajeto eu fosse falando sobre o surgimento do nosso planeta, de como ele era no principio e como teria chegado até ali onde eles conheciam. Pois dessa forma acredito que eles possam relacionar a teoria desenvolvida na sala de aula com a realidade a sua volta.

Então iríamos até um local bem alto na cidade que eu leciono e começaria a contar a historia do surgimento do universo... depois pediria para que eles desenhassem como eles imaginariam aquele local a milhões de anos no começo de tudo se baseando na explicação que eu dei.

Em outra ocasião ainda no piquenique tentaria representar com frutas o sistema solar e o nosso planeta, como por exemplo, com o abacate, para criar a situação das camadas da terra e com maças, laranjas, uvas e etc. mostraria a diferença de tamanho, de solo de temperatura de cada planeta. Com os desenhos concluídos voltaríamos para sala de aula onde pudéssemos expor os trabalhos e votar no melhor desenho, como método de incentivo.

Numa outra aula já conhecendo basicamente a formação do universo e do nosso planeta e do sistema solar pelo que foi estudado na aula de campo pediria para que eles construíssem com materiais reciclados o sistema solar. Pediria para que trouxessem de casa tudo q eles achassem que daria para construir o sistema solar, como: botões, brinquedos velhos, revistas, jornais, garrafas pets e etc. Dividiria a sala em grupos e cada grupo faria o seu sistema solar, depois falariam como fizeram e o que eles usaram para concluir o trabalho. E durante a exposição de cada grupo eu falaria uma curiosidade sobre o tema sistema solar, como por exemplo:

• Os planetas não saem de sua órbita porque o Sol exerce sobre eles uma força chamada atração gravitacional. Se ela não existisse, os planetas do Sistema Solar vagariam pelo Universo. Além disso, cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com