TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho acadêmico

Por:   •  3/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.528 Palavras (11 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 11

INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CURSO SUPERIOR LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Leandro Santos de França

Os Impactos e Procedimentos do Sistema de Cotas:  No Instituto Federal do Espirito Santo “Campus Nova Venécia”

NOVA VENÉCIA

                                                      2016

Leandro Santos de França

                                             

Os Impactos e Procedimentos do Sistema de Cotas:  No Instituto Federal do Espirito Santo “Campus Nova Venécia”

[pic 1]

NOVA VENÉCIA

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        Delimitação do Tema        

3.        Problemática        

4.        Justificativa        

5.        Objetivos        

5.1        Objetivo Geral        

5.2 Objetivo específicos        

6.        Metodologia        

7.        Referencial teórico        

7.1        Sistemas de cotas e seus objetivos        

7.2        como isto está afetando o ensino superior        

8.        RESULTADOS ESPERADOS        

9. Bibliografia        


  1. INTRODUÇÃO

Já que o Brasil foi um país escravocrata por mais de três séculos, poucos foram contra ou julgaram errado estabelecer um sistema de cotas proporcionais à população negra, pardas e indígenas, em universidades e Instituições federais brasileiras. Os criadores desse sistema entendem as cotas, como medida corretiva, contra injustiças cometidas no passado. No entanto, adotar um modelo onde 50% das vagas nas instituições de Ensino Superior federais, está ferindo o direito de acesso ao ensino público de uma fatia muito grande da sociedade, que nada fez para ser punido com a diminuição de vagas para acessar a universidade pública.
Olhando por esse prisma, visualizo que está sendo corrigida a consequência e não a causa do problema. Atingindo os estudantes que batalham a cada ano no ensino Fundamental e Médio em instituições que preparam melhor, e beneficiando alunos que estudaram em escolas que deixam a desejar, fazendo assim, com que nem as escolas continuem não atingindo um grau elevado de ensino, e levando as universidades por muitas vezes, alunos que não tiveram aprendizado suficiente para conquistar uma vaga na Universidade e Instituição Federal, já que o Ensino Superior público é considerado o melhor pela sociedade em geral.
A lei de cotas, não é unanimidade nem mesmo entre os seu próprios beneficiados, pois muitos dos que podem ser atingidos por este sistema, e mesmo assim não procuram a tutela desse benefício, acabam alegando que são diminuídos em seus conhecimentos, quando são questionado sobre o seu acesso à universidade, como por exemplo, pessoas que chegam falando a negros que eles só estão na universidade graças a uma cota.
Vejo que o governo precisa qualificar melhor seus profissionais de educação e cobrar mais para que o ensino de base atinja um grau de excelência, tão como as escolas privadas, que todo ano, colocam na disputa de vagas do vestibular, os alunos mais preparados. Fazendo com que a nivelação seja feita por cima, e não criando soluções de curto prazo, que acabam deixando de fora dos quadros de vagas, os alunos que melhor se classificaram. Que concorrem ainda, com alunos que estudam nos melhores cursinhos, e estão matriculados na escola pública apenas para serem beneficiado por um projeto falho e cheio de lacunas
.
O estudo deste trabalho refere-se em uma pesquisa sobre o sistema de cotas no Institutos federais do “ Campus Nova Venécia”. Neste trabalho traremos a pauta os principais objetivos desta lei, desde como foi formada até a sua presente jornada, levando em conta que seria inevitável que esta lei acontecesse, principalmente por jogadas políticas.
A primeira parte do projeto será estruturada em contextualização do tema e do problema, e a definição dos objetivos e justificativas. Na segunda parte teremos o referencial teórico com a leitura de artigos diversos. Na terceira parte, definir-se aos procedimentos metodológicos, abrangendo tipo de pesquisa, coleta de dados e interpretação. Por fim, apresentam-se as referências bibliográficas

  1. Delimitação do Tema

Este trabalho delimita-se em avaliar a importância dos impactos do sistema de cota no Instituto Federal do Espirito Santo “ Campus Nova Venécia”

  1. Problemática

Apesar de o Poder Público tentar viabilizar o acesso aos Institutos aos integrantes de grupos que, ao longo da história brasileira foram excluídos em função das diferenças sociais, observa-se que, por meio da criação de sistema de cotas, grandes discussões surgiram sobre o caráter inclusivo de leis que prevê em tão benefício. Dentre elas, a que mais polemiza diz respeito aos critérios utilizados para enquadrar os alunos dentro do sistema de cotas, em função de características físicas como a cor da pele.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (143.4 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com