TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da Musa

Por:   •  10/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 3

O capítulo "Teorias na Geografia: Avaliação Crítica do Pensamento Geográfico" é uma análise das categorias, teorias e conceitos observados na tradição de pesquisa da Geografia Urbana no Brasil. O autor começa discutindo a importância da reflexão sobre a construção metafísica e da ontologia presente na organização do conhecimento da Geografia Urbana brasileira.

Em seguida, o autor apresenta uma avaliação crítica do pensamento geográfico, destacando a importância da teoria metafísica como ponto de partida para a compreensão do urbano. Ele argumenta que a representação do urbano pela Geografia pressupõe uma atividade linguística variada que, entre outras, inclui a função cognitiva da linguagem, mas não se limita a esta.

O autor também discute a importância da caracterização dos elementos constitutivos formadores dos conceitos e do estabelecimento de termos a partir dos quais se amoldou uma menor unidade de representação do conceito ou do método. Ele argumenta que a busca pela designação/significação num sistema de referências é fundamental para a compreensão do urbano.

Por fim, o autor destaca a importância da noção de compromisso ontológico para interpretar as mudanças de referências categoriais na Geografia. Ele argumenta que a compreensão do urbano deve levar em conta as mudanças ontológicas que ocorrem na sociedade e na cultura, e que a Geografia deve estar atenta a essas mudanças para continuar a contribuir para a compreensão do mundo contemporâneo.

Em resumo, o capítulo apresenta uma avaliação crítica do pensamento geográfico, destacando a importância da teoria metafísica, da caracterização dos elementos constitutivos formadores dos conceitos e do estabelecimento de termos a partir dos quais se amoldou uma menor unidade de representação do conceito ou do método. O autor também destaca a importância da noção de compromisso ontológico para interpretar as mudanças de referências categoriais na Geografia.

O capítulo 5 do livro "Teorias da Geografia urbana no Brasil" de Rosana Figueiredo Salvi e Eliseu Savério Sposito aborda a natureza da Geografia contemporânea e suas transformações internas, através da análise das categorias, teorias e conceitos presentes na Geografia Urbana [1].

Através do estudo histórico e filosófico das mudanças de referências categoriais da ciência geográfica, é possível identificar os objetos formais da Geografia Urbana, bem como os elementos constitutivos dos conceitos utilizados nessa tradição de pesquisa [2]. Esses conceitos são unidades de conhecimento que representam as características dos objetos estudados, associadas a elementos linguísticos [5].

A Geografia Urbana brasileira possui um compromisso ontológico com a existência dos objetos de estudo, como bairros, aspectos da segregação espacial e movimentos demográficos, os quais são referenciados em um conjunto de explicação [3]. Além disso, essa tradição de pesquisa adota uma epistemologia realista, que busca uma correspondência direta com a realidade [5].

No campo da Geografia Urbana, são abordados diversos temas, como infraestrutura, qualidade de vida, reestruturação urbano-regional, região metropolitana, renda fundiária urbana, regularização fundiária, seguritização de recebíveis imobiliários, segmentação, segregação no espaço público, transformação do ambiente natural em rural e urbano, entre outros [4].

A metodologia utilizada na Geografia Urbana envolve a análise de textos literários, a utilização de metodologia qualitativa, o uso de dados socioeconômicos organizados por órgãos oficiais, a criação de mapas temáticos e a classificação de empreendimentos conforme características comuns [8].

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com