TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de aula ensino médio

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

Tempo de duração da aula: 50 minutos

Conteúdos

Explicar a população, verificando principalmente as representações das estruturas, ou seja, como esta população esta distribuída em relação faixa etária, sexo e como ela é representada através das pirâmides etária.

Objetivos

Abordar simultaneamente vários aspectos do crescimento populacional no Brasil, conhecer os elementos que influenciam no crescimento da população.

Identificar os fatores da qualidade de vida da população, como melhoramento na saúde, e saneamento básico.

Avaliação

A avaliação será contínua no decorrer da aula, levando em consideração a participação em sala com pontualidade na realização da atividade.

Tempo estimado

1 aula de 50 minutos

Aula 1

Conteúdos

Grandes debates sobre o crescimento populacional surgiram apartir da Revolução industrial. Depois de um longo período de crescimento lento entre a Idade Média e meados do século 18, a população começou a aumentar num ritmo surpreendente e, para muitos, alarmante.

Considerando-se todo o tempo da presença do homem na Terra, calcula-se que somente por volta de 1830 o planeta alcançou o seu primeiro bilhão de habitantes. Atualmente, nem dois séculos passados, somos 6,5 bilhões de seres humanos. Para muitos, o crescimento populacional ocorrido após a Revolução Industrial era uma realização promissora da humanidade: representava uma conquista do homem que, ao se adaptar melhor à vida no planeta, conseguia viver cada vez mais. Para outros, o crescimento populacional era motivo de preocupação e deveria ser combatido, pois anunciava grandes problemas futuros.

Recursos:

Leitura dos textos : O crescimento populacional e a transição demográfica e Crescimento e estrutura etária da população brasileira.

Mapas

Gráficos

Pirâmides

1ª etapa

Introdução

Diferentemente do que ocorria até as décadas de 1960 e 19770, homens e mulheres convivem com netos ou bisnetos por mais tempo. O quadro detalha mudanças sociais e culturais inscritas na chamada "transição demográfica brasileira". Hoje com o estreitamento da base da pirâmide etária nacional e um alargamento do seu corpo e topo, mostra um acréscimo de adultos e idosos e uma expectativa de vida maior para aproximadamente 75 anos. O tema serve para que cada um reflita sobre a natureza das relações sociais em sua família e comunidade.

2ª etapa

Desenvolvimento

A aula iniciará com a exposição de imagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com