TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática - Plano De Aula Ensino Fundamental I

Artigos Científicos: Didática - Plano De Aula Ensino Fundamental I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  1.095 Palavras (5 Páginas)  •  4.565 Visualizações

Página 1 de 5

Relatório 1: Plano de aula para primeiro ano do Ensino Fundamental I;

Perfil da turma:

Turma do primeiro ano do Ensino Fundamental I, composta por 40 alunos na faixa etária entre seis e seis anos e meio, com 31 meninas e 9 meninos.

Tempo de duração: uma semana

Relatório 2: Tema da Aula:

O tema da aula a ser desenvolvido em sala será: “Quem é quem na minha família”.

O conteúdo proposto será para que os alunos possam reconhecer diferentes graus de parentescos no núcleo familiar, para que a criança se sinta capaz de entender o meio em que vive, respeitando a hierarquia familiar as normas e regras na qual estão inseridas.

No desenvolvimento da aula, os alunos deverão estar sentados confortavelmente em círculo para serem apresentados ao livro e apreciar a leitura. Cada um terá oportunidade de folhear e identificar os personagens do livro.

Em determinados momentos da leitura, haverá interrupções para que os alunos identifiquem verbalmente onde estão localizados na árvore genealógica de sua família.

Após a leitura será promovida uma conversa para que os alunos comentem quantos tios e primos possuem, se têm contato frequente com os avós, se conhecem ou conheceram os bisavós, entre outras questões relevantes. Depois da conversa, será possível perceber quais alunos já têm clareza sobre as relações de parentesco na família, bem como, instigar e favorecer o reconhecimento daqueles que ainda não conseguiram compreender totalmente essas relações.

Aos alunos será aplicada uma atividade baseada na história do livro; em seguida a correção e finalizaremos o tema da aula, com a lição de casa.

Relatório 3: Ela consiste em elaborar um álbum de família, com as fotos expostas e apresentadas em sala. Para isso os alunos precisarão do auxílio dos pais para a montagem desse álbum, que deverá conter fotografias da família.

Quando o álbum estiver finalizado, será organizada uma exposição na sala para que os alunos possam apreciar seu trabalho e de seus colegas.

Relatório 4: As diferenças entre a didática teórica e didática prática nos mostra que devemos ter o comprometimento da busca constante na melhora do ensino. Iniciando com a disponibilidade que o educador tem para melhorar a sua prática cotidiana. Buscar auxílio principalmente junto a outros profissionais mais experientes, para que possam conseguir lidar melhor com a realidade. Mostra-nos também que um bom professor, necessita de formação continuada, comprometimento, ética, pensamento crítico e acima de tudo amor pelo que faz.

Decidimos abordar o tema “família” e para isso resolvemos utilizar o livro “Um amor de família”, de Ziraldo Alves Pinto, para fundamentar à criança reconhecer que existem diferentes graus de parentesco no núcleo familiar, aprender a relacionar os integrantes da sua família aos respectivos graus de parentesco, a entender que existem várias estruturas familiares.

Relatório 5 : Os recursos a serem utilizados serão quadro negro, giz, folha de papel sulfite, lápis e borracha, canetas hidrográficas, lápis de cor, cola bastão, ficha de investigação sobre tios e primos, algumas fotografias individuais e em família, juntamente com o livro “Um amor de família” de Ziraldo Alves Pinto. Os alunos irão trabalhar em grupos.

Relatório 6: Serão utilizados os métodos de descoberta, de solução de problemas e métodos de projetos tendo como justificativa no primeiro momento o aluno fazer uma comparação entre a história do livro com a vida real, se identificando com os personagens. No segundo momento, com o desenvolver das atividades, o aluno estará utilizando o método de solução de problemas no qual irá identificar seus parentes próximos. Na elaboração do álbum, estará utilizando o método de projetos onde, com a ajuda dos pais, confeccionará sua árvore genealógica.

Relatório 7: O ato de avaliar dá-se em três passos fundamentais:

1º. Passo: Constatar a realidade:

Visa o desempenho através de instrumentos que ajudam a aumentar nossa capacidade de observação, como por exemplo: testes, questionários, fichas de observação, entre outros. Esses instrumentos de avaliação são coleta de dados.

2º. Passo: Qualificar a realidade:

A qualificação dos dados da realidade é o ato central da prática da avaliação. Neste passo afirmamos se o aluno está num estado satisfatório ou insatisfatório e compara-se a realidade do aluno com um padrão de expectativa de qualidade. Esse processo depende da teoria pedagógica que se estará utilizando, como o entendimento filosófico, pedagógico, técnico (métodos aplicados como os modelos tradicionais, piagetianos, freudiano), assim como o que é considerado importante como resultado do processo educativo ( respostas específicas, criativas, habilidades construídas e sedimentadas), entre outros.

3º. Passo: Tomada de decisão:

Quando qualificamos um aluno, assumimos uma posição negativa ou positiva, mas nunca uma posição neutra. A partir disso, tomamos a decisão de agir, seja aceitando a realidade ou propondo uma ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com