TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS – BOAVENTURA SOUSA DOS SANTOS

Por:   •  25/4/2019  •  Resenha  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Em seu texto, Boaventura nos diz que a humanidade traz o conhecimento consigo durante séculos, e que este é protegido pelas sociedades. Passado de geração à geração, ele faz com que cada nova pesquisa que se desenvolva tenha uma base anterior, não havendo a necessidade de inicia-la do zero; como no caso científico.

É salientado que não somos mais os mesmo, o grupo de indivíduos contemporâneos serão sempre diferentes em relação aos seus antepassados e aos que ainda virão. O que é verdade hoje pode não ser amanhã. O autor afirma que a ciência julga o senso comum das pessoas como ilusória, mas esquece-se que foi da curiosidade dele que ela nasceu.

As perguntas em relação à ciência são as mesmas de anos atrás, isso devido a falta de uma base sólida e esclarecida do que ela realmente pretende. Indagar corretamente a ciência é considerado a chave para o entendimento de suas pretensões.

No desenrolar do texto, o autor diz que a ciência começou a ser reconhecida apenas quando existia uma base no senso comum da humanidade, pois a população aceitava aquilo que conhece, que está no seu cotidiano, na sua rotina. Mas ainda sim a ciência insiste em não aceitar o conhecimento comum, baseia-se para tal feito em grandes atos científicos, em cientistas e em fatos. Ela manipula e transforma o real.

Através desta ciência a burguesia detém o poder. Entretanto, “a ordem e estabilidade do mundo são a pré-condição da transformação tecnológica”, como afirma Boaventura. Quando se aprofunda o conhecimento consegue-se notar como sua sustentação pode ser frágil.

Einstein revolucionou as concepções de espaço e tempo, pois para ele não havia simultaneidade. Enquanto que Heisenberg e Bohr demonstraram que não era possível observar qualquer que seja o objeto sem que o mesmo seja interferido. Com isso, o autor afirma que só podemos chegar a resultados aproximados.

Surgiram depois as filosofias de cada disciplina que aceita algum critério, tendo sempre um lado construtivo e um lado destrutivo.

A importância desse novo modo de ver as coisas, dessa nova concepção, está ao mesmo tempo na mutação e retomada de coisas novas e conceitos antigos. Prigogine por exemplo recupera conceitos de Aristóteles. Isso está fazendo com que haja uma “profunda reflexão epistemológica”.

Os homens querem deter o “conhecimento do conhecimento, ou seja, conhecer melhor a si próprio”. Abrangem “condições sociais, modelos organizacionais da investigação científica”. Acredita-se que, para haver leis da natureza os fenômenos observados independem de tudo, exceto de um pequeno conjunto de condições.

A ciência acredita poder inventar no real e que mede o seu sucesso pelo âmbito dessa intervenção. Esse conhecimento científico transforma a natureza.

Transforma também as relações entre os próprios profissionais da área, levando uns a ficarem em laboratórios e centros de investigação num processo de proletarização, enquanto outros levam a fama de cientistas renomados. Em contrapartida tornou impossível o acesso livremente pelos equipamentos e desenvolvimento cientifico, abrindo então um abismo entre países centrais e periféricos.

O paradigma que se anuncia só pode existir via especulativa. Especulação essa fundamentada no paradigma atual.

Até o momento falou-se de como viver descentemente, deixando claro que, a natureza que enfrentamos é diferente da natureza de antes, de séculos já passados. Sendo assim, o paradigma a emergir não deve ser apenas do ponto de vista cientifico, mas também do social.

Essa discussão do que é ciências naturais e sociais deixou de ter sentido e utilidade. É como se contrapuséssemos os conceitos humanos de ser, cultura e sociedade. As teorias nos levam à conceitos diversos, antes tidos somente para cada individuo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (41.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com