TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UVA - FLAVONOIDES E RESVERATROL

Trabalho Escolar: UVA - FLAVONOIDES E RESVERATROL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2013  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  1.184 Visualizações

Página 1 de 2

Flavonoides, Resveratrol e Polifenóis.

Flavonoides - constituem o maior grupo de compostos fenólicos de plantas. São polifenóis que ocorrem naturalmente em alimentos de origem vegetal e são comuns em dietas do mundo inteiro. Ocorrem quase que exclusivamente em plantas superiores, onde são responsáveis pela coloração das flores e dos frutos. Existem também relatos de sua presença em algumas algas e fungos (ZUANAZZI e MONTANHA, 2003).

Resveratrol - é uma fitoalexina pertencente à restrita família do estilbenos. As fitoalexinas são compostos antimicrobianos de baixo peso molecular, cuja síntese é naturalmente desencadeada por diversas formas de plantas em situação de estresse, sendo um mecanismo de alta defesa contra diversos predadores, patógenos, agentes químicos e físicos (VAN ETEN, et al., 1994).

Polifenóis - compostos polifenólicos ou polifenóis são produzidos em abundância pela videira e estocados, principalmente, nas cascas e sementes da uva. Trata-se de um grupo heterogêneo de substâncias que retardam a velocidade da oxidação, por meio de um ou mais mecanismos, tais como inibição de radicais livres e de metais (PIETA, 2000; GUERRA, 2005). Assim, os polifenólicos, além de ação antioxidante, possuem também propriedades antibacterianas, antiviral, e antialérgica.

O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento. (MIELLE, 2002)

O suco de uva é uma importante fonte de compostos fenólicos, no entanto, a quantidade e o tipo destes compostos fenólicos não são necessariamente os mesmo da uva fresca. Os conteúdos de fenólicos totais e de antocianinas nas uvas variam de acordo com a espécie, variedade, maturidade, condições climáticas e cultivar (MAZZA, G. 1995).

A eficiência do vinho tinto, vinho tinto sem álcool e suco de uva sobre a aterosclerose. Ás concentrações de polifenóis das três bebidas foram normalizadas a um mesmo valor para o teste com os animais, Á comparação dos resultados obtidos revelou que o suco e uva foram duas vezes mais efetivo na diminuição do colesterol do que o vinho tinto e seu equivalente sem álcool e duas vezes mais eficiente que o vinho tinto com relação à inibição da aterosclerose (VINSON, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com