TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Geografia mais fácil pra ensinar

Por:   •  18/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  559 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

Fundação CECIERJ / Consórcio Cederj

Teoria e Pática em Geografia I

Polo: Barra do Piraí

Nome: Cristiane de Souza Lopes

Matrícula: 15112140148

UMA GEOGRAFIA MAIS FÁCIL PARA ENSINAR

Trabalhar com o aluno de forma que ele possa perceber a importância da Geografia, e que ela está inserida no seu dia-a-dia mesmo que não notemos.

O presente trabalho tem como objetivo desmistificar a Geografia usando a cartografia como tema central de aula para os discentes no intuito de ativar a percepção do mesmo para o meio em que vive com exemplo de aulas atrativas.

È importante mostrar que a cartografia está inserida no cotidiano de todos nós e que através dela temos vários leques pra se trabalhar de forma dinâmica e moderna.

Trabalhando a Cartografia

A necessidade de se localizar, de saber onde estamos, para onde vamos, como voltar e como achar objetos e fenômenos na natureza existem desde os homens das cavernas os quais começaram através de suas pinturas rupestres a registrar dados de localizações em paredes de suas cavernas ou em pele de animais.

Então podemos afirmar que essa curiosidade é inerente ao homem que por sua vez aprimorou essas técnicas para seus benefícios.

Podemos reativar essa curiosidade que pode estar adormecida ou não em nosso corpo estudantil através do meio no qual ele vive facilitando assim o aprendizado de alguns conceitos para a Geografia

.Através da cartografia podemos de forma intencional trabalhar com o pupilo como está inserido no espaço que pode ser: local, regional e global, pedindo que ele observe, analise e registre cartograficamente em mapas, fotografias, croquis, desenhos e etc o meio do qual ele faz parte. Exemplo trajeto de sua casa a sua escola, modificações em seu bairro registrando ruas e comércios e muitas outras coisas que abrirão portas para novos conceitos e aprendizados.

Como a cartografia é uma disciplina interdisciplinar podemos atuar com ela em várias áreas mostrando ao nosso discente que a Geografia trabalha de uma forma integradora a sua disciplina.

Podemos despertar no aluno o interesse pelos mapas através de histórias de Piratas e tesouros perdidos atentando para o fato de que os piratas usavam as representações cartográficas para se deslocarem de um ponto ao outro e para procurar objetos e tesouros perdidos

Falo sobre Piratas porque além de ser um tema atrativo hoje em dia é uns dos filmes mais assistidos por jovens e adolescentes, o filme Piratas do Caribe seria um bom exemplo pra se trabalhar em aula tornando a aula mais dinâmica; neste filme fala-se sobre mapas, tesouros, bússola e vários objetos de orientações cartográficas podemos pedir um aluno para representar num mapa o lugar onde estão e como usariam o seu dia a dia para se deslocar e achar um tesouro citando as representações cartográficas, assim ensinando o cálculo de escalas, legendas, etc e muitas outras coisas que abrirão portas para novos conceitos e aprendizados.

A cartografia nos dá os mais variadas direções para trabalharmos e direcionarmos o saber discente para a construção novo saber; saber esse que facilita o aprendizado geográfico.

Referências Bibliográficas:

  • Uso de linguagem cartográfica no ensino de Geografia:

os mapas e Atlas digitais na sala de aula

Leda Maria Corrêa Moura

Prof. Orientador: Roberto Filizola – UFPR

  • Almeida, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: iniciação cartográfica na escala. São

Paulo: Contexto, 2001

  • Passini, Elza Yssuko. O espaço geográfico ensina e representa. São Paulo : Contexto, 2001

Fundação CECIERJ / Consórcio Cederj

Teoria e Pática em Geografia I

Polo: Barra do Piraí

Nome: Cristiane de Souza Lopes

Matrícula: 15112140148

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com