TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA PROGRAMA: ENSINAR - PASTOS BONS

Por:   •  2/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  692 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

PROGRAMA: ENSINAR - PASTOS BONS

CURSO DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA: HIDROGEOGRAFIA

PROF. (A): ANTONIO EDUARDO LOPES CAMPOS

ALUNO (A): IVAM SILVA

AVALIAÇÃO DE HIDROGEOGRAFIA

  1. Por que a Bacia Hidrográfica é a melhor unidade de estudo para um planejamento ambiental?

As bacias hidrográficas têm sido adotadas como unidades de estudo e reconhecimento, caracterização e avaliação a fim de facilitar a abordagem sobre os recursos hídricos. Deste modo, estes estudos demostram a importância das bacias hidrográficas como unidades de planejamento e gestão demonstrando como os parâmetros morfométricos são fundamentais para a manutenção do equilíbrio ambiental de uma bacia e importantes para sua avaliação preliminar. A utilização racional da bacia e do meio ambiente e a compreensão dos processos naturais atuantes neste meio, para que a gestão dos recursos hídricos tenha um resultado efetivo é necessário que tenha um monitoramento adequado, com capacidade de identificar e apontar possíveis locais sujeitos ou não a danos ambientais, tornando o conhecimento e estudo das bacias hidrográficas uma importante ferramenta para esta implementação.

  1. Como você faria um planejamento ambiental utilizando a Bacia Hidrográfica como unidade de estudo? Descreva os parâmetros utilizados nesse planejamento.

O planejamento ambiental de bacias hidrográficas constitui um importante instrumento para o gerenciamento de recursos hídricos. Nessa perspectiva são abordados alguns pressupostos básicos do planejamento ambiental de bacias hidrográficas e gerenciamento de recursos hídricos, com foco em mananciais para abastecimento público e rios de domínio. Levantamento das características da bacia hidrográfica, análise da água valendo-se de técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, mapas de uso e ocupação do solo, com vistas a realizar uma investigação mais profunda sobre as condições ambientais da bacia, bem como inferir sobre possíveis fatores de degradação da bacia hidrográfica.

Os principais instrumentos de planejamento ambiental são o Zoneamento Ecológico-Econômico, o Plano de Bacia Hidrográfica, o Plano Ambiental Municipal, e o Plano de Gestão Integrada da bacia. No entanto, todos os planos setoriais ligados à qualidade de vida no processo de urbanização, como saneamento básico, moradia, transporte e mobilidade, também constituem instrumentos de planejamento ambiental. Esses instrumentos é compostos por ações preventivas e normativas que permitam controlar os impactos territoriais negativos dos investimentos público-privados sobre os recursos naturais componentes das cidades. Com isso, almeja-se evitar a subutilização dos espaços já infraestruturados e a degradação urbana e imprimir uma maior eficiência das dinâmicas socioambientais de conservação do patrimônio ambiental urbano.

  1. Qual a importância da hierarquial fluvial em um estudo de uma Bacia Hidrográfica?

A hierarquia fluvial, um dos principais parâmetros morfemétricos, estabelece uma ordem e grau de diversos cursos d’água dentro de uma mesma bacia hidrográfica, com isso determinando uma hierarquia entre os canais fluviais de uma da bacia hidrográfica em análise fica bem mais fácil entende-la. Assim, é importante salientar alguns conceitos empregados na análise hierárquica de uma bacia hidrográfica. A rede fluvial ou rede de canais é o padrão inter-relacionado de drenagem formado por um conjunto de rios em determinada área, a partir de qualquer número de fontes até a desembocadura, da referida rede. A hierarquia fluvial se caracteriza com um dos principais parâmetros morfométricos a serem levantados em uma bacia hidrográfica, na qual estabelece uma ordem entre os canais fluvial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (214.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com