TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

União Europeia

Artigo: União Europeia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 4

UNIÃO EUROPÉIA

A união européia é um bloco econômico, político e social formado pela maioria dos países da Europa Continental e o Reino Unido. Ao todo são 27 países membros, são eles: Alemanha, Áutria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovenia, Espanha, Estrônia, Filândia, França, Grécia, Hungria, Irlandia, Itália,Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países baixos, Polônia, Portugual, reino Unido, república Checa, Romenia e Suécia.

Ela desenvolve várias iniciativas para a coordenação das atividades judiciais de defesas dos Estados Membros, além de ter um mercado único europeu, uma moeda única, e políticas agrícolas de pescas, comércio e transportes.

Diferentemente dos Estados Unidos da América, a união européia não é uma federação, nem uma organização decooperação entre governos, ela possui, de fato, um caráter único, os países que compõem a União Européia congregam suas soberanias em algumas áreas para ganhar força e influência no mundo, as quais não poderiam obter isoladamente.

A União Européia é o maior bloco econômico do mundo, conhecido pela livre circulação de bens, pessoas e mercadorias e pela adoção de uma moeda única: o euro. A origem data, oficialment, o dia 07 de Fevereiro de 1992, mas sua criação esteve intimamente ligada a processos anteriores de criação de um grande bloco econômico europeu.

Para o funcionamento de suas funções, a União Européia conta com instituições básicas como o Parlamento, a Comissão, o Conselho e o Tribunal de Justiça. Todos estes órgãos possuem representantes de todos os países menbros.

A MOEDA ÚNICA: O EURO

Com o propósito de unificação monetária e facilitação do comércio entre países membros, a União Européia adotou uma única moeda. A partir de Janeiro de 2002, os países menbros ( exceção da Grã Bretanha ) adotaram o euro para livre circulação na chamada Zona do Euro, que envolve 17 paíes. Os países que fazem parte da Zona do Euro são: Alemanhã, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, República da Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países baixos e Portugual.

ECONOMIA

A economia dda União Européia é baseada num sistema capitalista liberal. Principal objetivo econômio da Unisão Européia é promover uma economia livre, concorrêncial e sem barreiras comerciais tanto ao nível das mercadorias, dos capitais e também dos seus cidadãos e trabalhadores.

TRATADOS QUE DEFINEM A UNIÃO EUROPÉIA

A União Européia fundamenta-se juridicamente em quatro tratados fundadores.

• Tratado da Comunidade Européia do Carvão e do Aço ( Ceca )

Criado em 1951, composto pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Luxemburgo e Holanda. A Ceca tinha como ojetivo a integração das indústrias do carvão e do aço dos países europeus. Também conhecida como Europa dos Seis a criação da Ceca esteve diretamente ligada ao Plano Schuman que foi um planejamento econômico do governo francês para integrar a produção siderúrgica dos seis países em questão. O objetivo maior era estabelecer um acordo com a Alemanha Ocidental para que ambas compartilhassem a produção de carvão mineral e minério de ferro na região da Alsácia- Lorena (França) e Sarre (Alemanha). Tais regiões encontram-se na fronteira dos dois países e foram históricamente envolvidas por disputas terrotoriais entre as duas nações.

• Tratado da Comunidade Econômica Européia (CEE)

Com a fragmentação da Europa em vários Estados, os países-membros da CECA reconheciam que era necssário amplicar o mercado consumidor interno e acelerar o desenvolvimento de sua produção industrial. Em vista disso, foi criado em 1957, com o Tratado de Roma, o Mercado Comum Europeu, que também é chamado de Comunidade Econômica Européia. Além dos países da antiga CECA, integrava /m o bloco econômico os seguintes países: Inglaterra, Irlanda, e Dinamarca, a partir de 1973, Grécia, e a partir de 1981 Espanha, e Portugual, a partir de 1986. Era a Europa dos Doze.

A CEE era caracterizada pela proposta do estabeleciemnto de uma livre circulação de mercadorias, serviços e capitais. Além disso, foi pela primeira vez colocada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com