TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ventilação Natural

Artigo: Ventilação Natural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

VENTILAÇÃO NATURAL

Letícia Ferreira Marques; Ludmilla Castro Frade; Natália Santos de Jesus; Nayara Gabrielli dos Santos; Pedro Tiago Ferreira Rodrigues; Willian Félix Delarete

Prof. ª Ms. Arlete Vieira da Silva – Ms. Geografia e Análise Ambiente (Orientadora)

Curso de Engenharia Civil - Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH, Belo Horizonte, MG.

RESUMO:

Este trabalho aborda a ventilação natural como tendência nos empreendimentos com caráter sustentável.

Existem várias formas de estabelecer a ventilação de forma natural, que aqui pode ser citada a ventilação cruzada e o efeito chaminé. A ventilação natural visa resfriar o ambiente estabelecendo o conforto térmico dentro de uma edificação. Através da revisão bibliográfica buscou-se conhecer dinâmica e o funcionamento dos tipos de ventilação proposta. Foi desenhado o projeto de ventilação de uma residência, para dar base ao projeto e testar a eficiência dentro de uma edificação da ventilação cruzada e o efeito chaminé.

PALAVRAS-CHAVE: VENTILAÇÃO NATURAL. VENTILAÇÃO CRUZADA. EFEITO CHAMINÉ

SUMMARY:

This paper addresses the natural ventilation as a trend in enterprises with sustainable character.

There are several ways to establish ventilation in a natural way, which can be cited here cross ventilation and stack effect. Natural ventilation is intended to cool the environment by establishing thermal comfort inside a building. Through literature review aimed to investigate dynamics and functioning of the types of ventilation proposal.

The project was designed for ventilation of a residence, to underpin the design and test the efficiency within a building of cross ventilation and stack effect.

KEYWORDS: NATURAL VENTILATION. CROSS VENTILATION. CHIMNEY EFFECT

____________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

Os ventiladores são utilizados como forma de manter a circulação de ar e climatizar o ambiente apesar de ser popularmente aceito, os ventiladores não satisfazem nenhum dos objetivos para qual são empregados.

Ciente que é preciso oferecer um serviço eficiente a preço convidativo, atrelado ao compromisso ambiental, esse trabalho buscou através de estudos conciliar dois tipos diferentes de ventilação natural para oferecer conforto térmico dentro de uma edificação residencial.

Oferecer soluções para a ventilação atendendo as diretrizes de sustentabilidade respeitando as características de cada edificação.Nesse contexto pretende-se desenvolver o uso da ventilação com a estratégia de resfriar o ambiente de forma menos agressiva. Pesquisar e adaptar ao trabalho diferentes formas de ventilação. Analisando o desempenho e a viabilidade das técnicas propostas. Propor as compatibilizações necessárias para o projeto. E por fim realizar testes para verificar a eficiência do protótipo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com