TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

África No Mundo Global

Dissertações: África No Mundo Global. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  5.668 Palavras (23 Páginas)  •  12.870 Visualizações

Página 1 de 23

África no mundo global

Acredita-se que a situação atual da África seja resultado da maneira em que foi colonizado pelos Europeus. Por meio de colônia de exploração de recursos

mineiras, separação dos territórios tribais de maneira desrespeitosa e um certo afastamento da população de origem africana em relação as funções da

colônia.

Em um mundo globalizado, a África é vista como um país de guerras civis, pobreza, Aids, exclusão social, econômica e tecnológica. Trata-se de um continente que foi fracionado por grandes colônias européias como: Inglaterra, Bélgica e Alemanha, em um período de imperialismo.

A África passou pelo processo de descolonização no período da guerra fria , assim sofrendo com diversos conflitos resultantes da competição das duas grandes potências “socialista e capitalista”. Devido a tal situação, onde a dominação e a exploração foram características marcantes dos colonizadores da África, e a população africana em transferência para América durante os séculos XVI e XVII, encontramos o continente africano como o mais pobre da esfera global. A África possui duas porções diferentes, sendo separadas pelo deserto do Saara, em África Subsaariana e África do norte. Na África Subsaariana encontramos os países que estão ao sul do deserto do Saara, ou conhecida por porção meridional. (Sahel)

Problemas que atingem a África Subsaariana

• Fome

• Guerras

• Escravidão

• Prostituição infantil

• Disseminação da AIDS

A África sofre também com problemas de enchentes que arrasam países como Moçambique, grandes períodos de secas aumentando o numero de pessoas com fome na Etiópia e Eritreia. Outro fator que castiga tal porção do continente é sua grande área desértica ou coberta por floresta pluviais. Porém ficou marcado por

ser um continente de grandes riquezas minerais, como o ouro, diamante, urânio, cobre e petróleo, riquezas essas que não foram aproveitadas pelos africanos.

Os países africanos fornecem produtos primários com valores baixos no mercado mundial, sendo assim esses países estão fora da DIT da globalização.

Acredita-se que a independência política não foi um bom negócio para os países da áfrica subsaariana, que muitas vezes passaram a ser governada por ditaduras com grandes problemas. ( esquema de corrupção).

Dados da ONU que representam a realidade da África Subsaariana

• A média em relação a expectativa de vida, 53 anos.

• Da Terra arável só 0,3% é cultivada.

• Aproximadamente 3,5 milhões de pessoas fugindo de guerras e secas

• 200 mil soldados-crianças atuando em guerras civis.

• Uma base de 18 milhões de minas terrestres espalhadas.

• O HIV presente em 26 milhões de pessoas.

Guerras Civis

Os conflitos africanos tem como base os golpes de estados, rivalidades tribais, lutas pelas riquezas minerais.

A África central tem como principais tribos rivais Hutus e Tutsis, representando extensos conflitos e dotados de violência.

Países que sofreram com as guerras civis na década de 90:

Guiné-Bissau, Serra Leoa, Libéria, Somália.

A região de Ogaden sempre foi motivo de grandes disputas entre Etiópia e Somália, presentes na região que ficou conhecida por Chifre da África. Atualmente esses conflitos encontram-se em queda.

Palavras amáveis não custam nada e conseguem muito

.

África do norte

Trata-se de uma parte bem diferente da África subsaariana, se caracteriza pelo povo árabe e a religião islâmica. E apresentando melhores indicadores que a

África subsaariana, não estando entre os mais baixos do mundo.

• Banhada pelo mar mediterrâneo

• Marcada em sua porção meridional pelo deserto do Saara.

• Reunindo países como: Argélia, Egito, Líbia, Tunísia, Saara Ocidental, Marrocos, Mauritânia.

Quando se fala em industrialização, temos o Egito como o país mais

industrializado da áfrica do norte, sempre ligado ao Oriente médio lutando junto aos palestinos contra o estado de Israel.

Continente Africano Introdução A África é um continente com, aproximadamente, 30,27 milhões de quilômetros quadrados de terras. Estas se localizam parte no hemisfério norte e parte no sul. Ao norte é banhado pelo mar Mediterrâneo; ao leste pelas águas do Oceano Índico e a oeste pelo Oceano Atlântico. O Sul do continente africano é banhado pelo encontro das águas destes dois oceanos.

Informações importantes sobre o Continente Africano: - A África é o segundo continente mais populoso do mundo (fica atrás somente da Ásia). Possui, aproximadamente, 820 milhões de habitantes (estimativa 2011). - É um continente basicamente agrário, pois cerca de 63% da população habitam o meio rural, enquanto somente 37 % moram em cidades. - No geral, é um continente pobre e subdesenvolvido, apresentando baixos índices de desenvolvimento econômico. A renda per capita, por exemplo, é de, aproximadamente, US$ 850,00. O PIB (Produto Interno Bruto) corresponde a apenas 1% do PIB mundial. Grande parte dos países possui parques industriais pouco desenvolvidos, enquanto outros nem se quer são industrializados,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com