TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Global Visto Pelo Lado De cá

Artigos Científicos: O Mundo Global Visto Pelo Lado De cá. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  1.141 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O mundo global visto pelo lado de cá, diz respeito aos efeitos da globalização no mundo capitalista e o papel da mídia e as revanches organizadas por suas maiores vítimas.

No decorrer do documentário é apresentada uma série de acontecimentos no mundo inteiro que focam a atenção nas causas que esta sociedade capitalista centraliza, a fim de obter benefícios próprios em detrimento da desorganização do território.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Em março de 2003 aconteceu o The 3rd World Water Forum, em Kioto no Japão, com pauta a priorização da água, onde ela é vista de dois lados, de um visto como um bem econômico e para ser negociado, do outro que é um bem comum global que deve ser conservado por todos os governos do mundo. Um ocorrido que chamou bastante atenção do mundo.

Em meio a crise financeira, tem-se o crescimento de desemprego, fome e desabrigo que cada vez mais se alastra. Com baixos salários, o estado pobre e na miséria em que as pessoas são postas, nos mostra que com a globalização o desemprego se torna uma coisa normal, aumentando o numero de pobres, e isso é visto com naturalidade.

A sociedade se divide em dois grupos, "o grupo que não comem e o grupo dos que não dormem com receio do grupo dos que não comem" (José de Castro), de acordo com Milton Santos ele afirma que produzimos mais comida do que consumimos. Essas sociedades subdivididas continua criando barreiras a fim de isolar-se, seja ela de forma física ou simbólica. As barreiras físicas como a fronteira entre México e EUA, além de impedir a passagem de imigrantes ilegais, ainda punem com a prisão.

As massas populares podem se apropriar das possibilidades técnicas da modernidade e construir uma nova visão de mundo, uma visão diferente da mostrada pela grande mídia. Os grupos sociais que vivem a margem do sistema capitalista apropriaram-se destes instrumentos técnicos e artísticos, como camêras filmadoras, internet, músicas e teatro e irão recontar a hitória da periferia o que irá tornar conhecida sua visão de mundo criando uma versão dos fatos diferente da mídia tradicional.

Considerações Finais

Por fim, deve-se especificar o documentário com características de modo expositivo que é o tipo que agrupa dados do mundo histórico numa estrutura argumentativa e expõe um ponto de vista. A obra é uma interpretação da vida real e parte do olhar subjetivo dos realizadores. As ideas de Milton Santos contidas nestas obras, é apenas uma das várias visões sobre o mundo globalizado podendo existir várias outras que pode complementar ou até mesmo contrariar as ideias contidas no filme de Milton Santos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com