TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ

Por:   •  10/4/2018  •  Seminário  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  592 Visualizações

Página 1 de 2

 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB[pic 1]

 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH

 CURSO DE DIREITO – 1º SEMESTRE / 2018.1

 DIREITO E SOCIEDADE – CARLOS FREITAS

 DOCENTE – KETLYN GOMES

ENCONTRO COM MILTON SANTOS OU O MUNDO GLOBAL VISTO DO LADO DE CÁ

ATIVIDADE PROPOSTA: Exponha e comente ao menos dois temas abordados no filme que lhe parecem relacionados com a atual situação de desigualdade social no Brasil ou no planeta, e se possível, dê exemplos.

        Milton Santos, no documentário, afirma que há um 3º mundismo surgindo no planeta, com muito mais força do que antes. Isto se dá devido a globalização. O fato reparado por ele durante as suas pesquisas, foi a desigualdade salarial/econômica, entre um pequeno grupo de países e a maioria dos grandes países, como uns indivíduos ganham muito e outros tão pouco. Não é necessário muitos exemplos matemáticos para demostrar a diferença salarial/econômica entre os indivíduos da sociedade brasileira, precisamos apenas refletir e lembrar quantas crianças vemos nas ruas, nos ônibus, vendendo qualquer tipo de produto para poder ajudar nas despesas de casa, quantas pessoas sobem nos coletivos pedindo dinheiro, pois não conseguem um trabalho e isto é o que lhes resta, quantas pessoas estão em situação de rua, e veremos a desigualdade econômica.

        Outro tema abordado no documentário foi a privatização de bens, que a princípio deveriam ser públicos, como a água potável, o petróleo e o gás. Esta situação está aplicada a nossa sociedade, pois nossa água é privatizada, nosso petróleo, uma das nossas fontes de matéria-prima mais valorosas, está aos poucos sendo privatizado, cada vez mais royalties da Petrobras estão sendo comprados por estrangeiros, até mesmo nossa energia, produzida inicialmente por órgãos estatais, está aos poucos saindo das mãos do governo brasileiro. Isto é um absurdo, pois com a privatização, os preços para nós brasileiros aumenta, o que é uma grande ironia pois o petróleo é nosso, a água é nossa, o investimento feito na construção de hidrelétricas é nosso, portanto nos cabe. Com o aumento dos preços, há a limitação de consumo por pessoas com baixa renda, o que gera uma enorme desigualdade, afinal a água é um bem natural e vem sendo negada a uma considerável parcela da nossa sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (99 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com