TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Êxodo Rural

Artigo: Êxodo Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 2

Os movimentos sociais nos contexto rural e urbano se dar principalmente pelo êxodo rural que vem ser o deslocamento de pessoas da zona rural (campo) para a zona urbana (cidade). Existem vários motivos para que esse movimento venha ocorrer, o principalmente é porque pessoas visam obter condições de vida melhor, mas que nem sempre é garantia, muito deles voltam para o campo depois de uma experiência ruim na cidade. Esse mesmo movimento vem sendo praticado há muito tempo pela sociedade, podemos observar esse fato na historia da humanidade. O Brasil presenciou o seu período de maior êxodo rural entre as décadas de 60 e 80 quando aproximadamente quando muitos brasileiros abandonaram o campo e rumaram em direção aos centros urbanos. Os principais motivos dessa migração em massa foram à expansão da fronteira agrícola, o modelo de urbanização que incentivava o crescimento das médias e grandes cidades criando oportunidades de empregos que atraíam os moradores do campo.

As principais causas do êxodo rural são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc), mas também devido à perda da capacidade produtiva e essa perda ocorre devido à tecnologia que vai invadindo cidades e campos e assim a mão de obra do homem é trocada por máquinas. Os pequenos produtores que não conseguem mecanizar sua produção têm baixo rendimento de produtividade, o que os coloca em desvantagem no mercado.

Esse movimento gera vários problemas sociais, pois muitos desses imigrantes vão para a cidade, e muitos deles querem as mais industrializadas, mas não possui nenhuma qualificação profissional exigida pelo mercado de trabalho, consequentemente há um aumento de desemprego e subemprego nessas cidades, atividades como catador de papelão, camelôs, entre outros, são cada vez mais comuns.

Esse movimento é bem representado na obra: Os Retirantes de Cândido Portinari, nessa obra Cândido denunciar os problemas sociais do nosso país, expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria. Os retirantes fugiram dos problemas provocados pela seca, pela desnutrição e pelos altos índices de mortalidade infantil no Nordeste. Contribuíram para essa migração a desigualdade social, no Nordeste.

O êxodo rural ocasiona o crescimento desordenado dos centros urbanos, gerando um verdadeiro caos social, e esse crescimento com as ausências de um planejamento urbano, dos governantes, não conseguem fornecer as condições sanitárias e de infra-estrutura básicas aos novos moradores e assim a um crescimento de bairros pobres, favelas, entre outro, gerando miséria, doenças e mais bagunça.

O êxodo rural, como em qualquer modalidade de migração por motivos econômicos, é o resultado lógico de decisões políticas ditadas pelo capital, e principalmente pelos interesses de seus detentores.

Políticas públicas devem ser desenvolvidas com o objetivo de solucionar esse tipo de problema, proporcionando subsídios para os pequenos produtores, evitando assim a emigração dessa população para as cidades em busca de uma melhor sorte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com