TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Êxodo Rural

Ensaios: Êxodo Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

Êxodo Rural

Definição: é uma modalidade de migração caracterizada pelo deslocamento de pessoas da zona rural (campo) para zona urbana (cidades). O êxodo rural retrata deslocamentos em larga escala, ou seja, quando um grande número de pessoas se desloca durante um determinado período.

Causas do êxodo rural: busca de melhores condições de vida, busca de melhores empregos com boa remuneração, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc.), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc.).

O intenso processo de mecanização das atividades agrícolas tem substituído a mão de obra humana. Dessa forma, um único equipamento realiza o trabalho que seria feito por muitos trabalhadores e esse processo contribui para o desemprego desses trabalhadores. Os pequenos produtores que não conseguem mecanizar sua produção têm baixo rendimento de produtividade, o que os coloca em desvantagem no mercado.

A capitalização também é um fator determinante para essa transição do campo/cidade. As cidades industrializam-se e com as novas fábricas e empresas aumenta a oferta de trabalho, atraindo os moradores do campo que buscam melhoria de vida e melhores empregos.

Consequências: Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. As vagas de emprego não são suficientes e grande parte da população que se desloca para os centros urbanos não têm qualificação adequada para estas vagas. Devido a estas questões, muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).

Além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas como: aumento da violência, aumento de doenças e miséria dentre as classes mais pobres. O êxodo rural aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades. Como são bairros carentes sem hospitais e escolas, a população destes locais acabam sofrendo com o atendimento destes serviços. Escolas com excesso de alunos por sala de aula e hospitais superlotados são as consequências deste fato.

Os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.

Êxodo rural no Brasil (década de 1960): durante o governo de Juscelino Kubitschek houve um grande investimento no desenvolvimento industrial nas grandes cidades da região Sudeste. Com a abertura da economia para o capital internacional, diversas multinacionais, principalmente montadoras de veículos, construíram grandes fábricas em cidades como São Paulo, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Santo André, Diadema, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O resultado disso foi um grande êxodo rural do Nordeste para o Sudeste do país. Os migrantes nordestinos, fugitivos da seca do Nordeste e do desemprego, foram em busca de trabalho e melhores condições de vida nas grandes cidades do Sudeste. Este processo estendeu-se com força durante as décadas de 70 e 80. Como estas cidades não ofereceram condições sociais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com