TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Família Klein E Casas Bahia

Casos: Família Klein E Casas Bahia. Pesquise 792.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

1.1 A família Klein

Viventes no período da Segunda Guerra Mundial, a família Klein, judeo-poloneses, sofreram com a invasão dos nazistas. Foram forçados a se separar onde uns foram para Maidanek, o terceiro maior campo de concentração durante a Guerra e outros para Treblinka. Eram mantidos prisioneiros até a libertação da Polônia em 1944.

Nesse período, Samuel Klein (filho), conseguiu fugir dos soldados em uma tentativa ousada, em sua fulga encontrou com poloneses cristãos também fugidos os quais lhe acolheram e ajudaram a fugir.

Com o fim da guerra, Samuel encontrou-se com seus irmãos Sezia e Salomon e foram para Alemanha que era administrada pelos norte-americanos (com a Divisão do Muro de Berlim). Conseguiram reencontrar o pai vivo e viveram em Munique de 1946 a 1951. Nesta grande cidade alemã, Samuel conheceu e casou-se com Chana, depois decidiram deixar a Europa e reconstruir a vida em outro lugar.

Samuel Klein queria emigrar para os Estados Unidos, mais não conseguiu. Decidiu então ir para América do Sul, onde tinha alguns amigos. Conseguiu visto para desconhecida Bolívia e lá chegou com esposa e filho.

Em 1952 a Bolívia vivia uma situação social muito complicada, com disputas políticas violentas e uma revolução em curso. Klein recordou-se de uma tia que vivia no Rio de Janeiro. Com a mulher e filho embarcou no primeiro avião de La Paz para a então capital brasileira. Em menos de dois meses conseguiu autorização para viver no Brasil e estabeleceu-se em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo com a família.

Casas Bahia

Fundada em 1952, em São Caetano do Sul. SP, onde se localiza a Matriz, pelo imigrante Polonês Samuel Klein, que iniciou como mascate, vendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta, com uma charrete. Em cinco anos de dedicado trabalho, conseguiu capital para comprar uma loja chamada Casa Bahia. Era a sua homenagem a seus fregueses, na maioria retirantes baianos vindo tentar a sorte na região, daí o nome da empresa, apenas em 1957 a primeira loja foi aberta.

Com 60 anos de atuação no mercado nacional, a Casas Bahia, presente em 15 Estados nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. A empresa possui em todo país 565 lojas e emprega cerca de 57.500 funcionários.

Toda a gestão da empresa é feita em tempo real por meio de um programa desenvonlvido especialmente pelas Casas Bahia para monitoramento de vendas, faturamento, produtos, reposição de mercadorias, controle de entregas, entre outras atividades. Além disso uma nova tecnologia está sendo implantada na rede, o RFID, código eletrônico de produtos por meio de etiquetas inteligentes que trará melhorias significativas nos processos da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com