TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Livro de Antonio Roberto Guglielmo

Seminário: Livro de Antonio Roberto Guglielmo. Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2014  •  Seminário  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

O livro de Antonio Roberto Guglielmo faz explicações sobre como os nossos primórdios se preparam para receberem uma organização Cultura e Social. Em outra explicação o livro tenta nos dar informações da interação entre homem e meio ambiente. Começando com um pequeno resumo da Evolução Biológica da espécie, sendo as teorias evolucionistas, o autor faz uma analise dos primeiros a idealizarem uma proposta do surgimento do ser humano na terra. Citando alguns idealizadores vale destacar, a teoria de Lamarck e Darwin.

Introduzindo um rápido comentário sobre a teoria de Lamarck destaca-se: o reino animal. Por ter uma sequência de complexidade condicionada por alterações no meio ambiente ao longo do tempo. No decorrer o livro cita as cinco principais propostas da teoria de Lamarck, incluindo a primeira e segunda lei de Lamarck. Trazendo como exemplo clássico o livro aborda o exemplo da girafa, nesse caso entra a proposta dos efeitos de uso e desuso, onde colocava a teoria do criacionismo em cheque. Exibindo também uma abordagem sobre a teoria de Darwin vale ressaltar “Os organismos variam de geração para geração, sendo que algumas destas variações são hereditárias”. Aqueles que defendiam a teoria do Criacionismo criticaram a tese de Darwin. Traçando um perfil detalhado dos primeiros habitantes da terra, isto é, Homo Habilis, erectus, Neandertal, sapiens, dentre outros, incluindo os antepassados dessas espécies é relatado as características da cultural e o meio social que esses primórdios viviam. Com as conseqüências dos estudos sobre o Homem Pré-Histórico e o avanço da ciência, os biólogos identificaram quatro das principais forças evolutivas, são elas: Drift, Gene flow, Mutação e Seleção Natural (teoria de Darwin que ganha um novo posicionamento no processo evolutivo). Uma Classificação Taxonômica do Homem Moderno é apresentada, essa taxonômica do Ser Humano serve para agrupá-lo a determinado organismo com ancestral comum. Comparando o Homo sapiens com todos os animais percebe-se a compatibilidade desses com alguns primatas, no entanto, cada ancestral desses primatas são também nossos antepassados.

Tomando por base em uma evolução cultural o livro fala do período mais amplo da pré-história, período esse chamado de Paleolítico. Com hipóteses diferentes entendemos que o homo sapiens sapiens poderia ter dominado a Europa saindo da África para aquele continente, entretanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com