TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

11º Regimento De Cavalaria Mecanizado - Regimento Marechal Dutra

Trabalho Escolar: 11º Regimento De Cavalaria Mecanizado - Regimento Marechal Dutra. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  223 Palavras (1 Páginas)  •  790 Visualizações

Criado em 11 de dezembro de 1919, pelo então Presidente da República Epitácio Pessoa, sua denominação era 11º Regimento de Cavalaria Independente (11º RCI), na cidade de Ponta Porã, no estado de Mato Grosso do Sul. Seu primeiro comandante foi o Capitão Hipólito Paes de Campos. Em agosto de 1930, assumiu o comando do Regimento aquele que seria imortalizado em sua denominação histórica, o então Tenente-coronel Eurico Gaspar Dutra, que posteriormente foi Ministro da Guerra e Presidente da República.

Durante a 2ª Guerra Mundial, o Regimento enviou aos campos de batalha da Itália vários militares. Tombaram no cumprimento do dever os pracinhas Sebastião Ribeiro e Tomas Antônio Machado. Ao término daquela guerra, em 1946, o Regimento teve sua denominação alterada, passando para 11º Regimento de Cavalaria, subordinado à 4ª Divisão de Cavalaria, então localizada na cidade de Campo Grande MS. Em 1985, o Regimento recebeu sua atual denominação, 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (11º RC Mec), mantendo-se orgânica à 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus, já sediada em Dourados MS, e subordinada ao Comando Militar do Oeste, pertencendo á 9ª Região Militar.Em 2006, 2009 e 2013, o 11º RC Mec enviou contingentes para o Haiti, compondo as Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), que atuam naquele país. O 11º RC Mec participa também das operações de faixa de Fronteira.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com