TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

2ª Guerra Mundidal

Artigos Científicos: 2ª Guerra Mundidal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  3.145 Palavras (13 Páginas)  •  683 Visualizações

Página 1 de 13

- As fases da Guerra Fria ( 1945/1990 ):

Para Crouzet:

“Desde o fim das operações militares na Europa e na Ásia,as desconfianças se agravam, de parte a parte; as oposições entre os aliados se aprofundaram e culminaram, em alguns anos, em um conflito que, em todos os domínios- salvo o das armas, assumiu caráter de uma verdadeira guerra; é a guerra fria, acompanhada de uma espetacular dissolução de alianças que caracteriza o segundo após-guerra: 1947 marca seu começo e 1953 só assiste os primeiros sintomas de amenização.” CROUZET, Maurice, 2009,p. 102.

Segundo Vicentino ( 2008 ),desde o início da guerra fria houve várias fazes de confronto entre as duas superpotências. Ele as resume conforme a seguir:

Os anos de 1498 a 1953: Fase de maior tensão:

Divisão da Alemanha ( 1949 ) em República Democrática alemã, pró união Soviética, e Republica Federal da Alemanha, ,pró Estados Unidos.evolução Chinesa ( 1949 ) e a adesão da China no bloco Soviético. Divisão da Coréia entre as duas superpotências que acabou levando a uma guerra nesses pais entre 1950 e 1953 com a participação direta dos Estados Unidos ao lado das tropas do Sul em defesa do sistema capitalista. (VICENTINO, 2008 ,p. 398).

Os anos de 1953 a 1989: Coexistência pacífica:

Esta fase teve início com o acordo entre as duas superpotências para a intervenção da organização das ações Unidas ( ONU ), colocar fim à guerra da Coréia. O afrouxamento da tensão, simbolizado pelo empate na Coréia, ficou conhecido como Détente (distinção). Esse período foi marcado por algumas características que servem para definir a guerra fria.Toda a política mundial ficou regida pela bipolaridade, o que não abria espaço, de nenhum dos lados, para o aparecimento de um terceiro centro de poder.A manutenção desta polaridade “congelou” as disputas internacionais pelo medo de uma intervenção militar e de uma guerra nuclear mundial.(VICENTINO,2008,p. 398)

COMECON e Plano Marshall

De acordo com Cotrim (1999) o Plano Marshall foi um plano norte americano que destinou recursos para a reconstrução dos países capitalistas ocidentais cujas economias foram abaladas pelo esforço da guerra ( França, Inglaterra, Itália e Alemanha ocidental).(COTRIM.1999,p.408 )

Progresso Tecnológico e Industrial.

Apesar das grandes perdas econômicas causadas pela guerra, o próprio esforço despendido pelas potências durante o conflito estimulou o progresso técnico industrial. Progresso este que foi fundamental para acelerar a recuperação econômica do pós-guerra. Assim em 1948, contando com a ajuda financeira dos Estados Unidos, através do Plano Marshall, a produção e comércio mundial, sobretudo da Europa Ocidental, reconquistavam o nível anterior ao início da guerra. Em 1950, a economia mundial estava praticamente recuperada dos danos causados pelo conflito. ( COTRIM,1999, p.408 ).

Resposta Socialista

Segundo Vicentino, ( 2005 )em resposta ao plano econômico estadunidense, a União Soviética propôs-se a ajudar também seus países aliados, com a criação do COMECON ( Conselho para Assistência Econômica Mútua )em 1949, que fora proposto como maneira de impedir os países-satélites da União Soviética de demonstrar interesse no Plano Marshall, e não abandonarem a esfera de influência de Moscou.Mais tarde, outros países se uniram ao COMECON, como Cuba, Mongólia e Vietnã. ( VICENTINO, 2005,p. 402 ).

Revolução Cubana e as realizações pós-revolucionárias no campo social.

“ De acordo com Vicentino ( 2005 ) Cuba, cuja luta pela independência foi liderada pelo poeta José Marti, foi o último país latino-americano a conseguir libertar-se da Espanha, em 1898.”( VICENTINO, 2005, p. 415).

Emenda Platt, segundo Cotrim,( 1999 )

Por meio desta emenda, a república cubana ficou subordinada aos Estados Unidos, detentores do direito de intervir no país para garantir os interesses norte-americanos. Assim Cuba manteve, após a independência, a mesma estrutura econômica herdada dos tempos coloniais, baseada na exportação do açúcar. ( Cotrim, 1999, p. 459 ).

Realizações pós-revolucionárias no campo social.

Em 1956 é deflagrada uma luta formada por grupos de guerrilheiros comandados por Fidel Castro contra o governo Cubano e em dois anos ele foi conquistando a simpatia popular. Em Janeiro de 1959, conseguiu derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista e após a tomada do poder,a revolução liderada por ele caminhou rumo ao socialismo.

A Revolução Cubana foi um importante capitulo da história latino-americana, pois rompeu com a tradicional influência dos Estados Unidos na América Central do Sul. Além disso, construiu o primeiro Estado Socialista do continente, caçado no modelo soviético, Depois de três décadas no poder, o governo de Fidel Castro exibe seus melhores êxitos no campo social conseguindo; a eliminação do analfabetismo; a implantação de assistência médico-hospitalar gratuita à população; a queda significativa da taxa de mortalidade infantil; a redução do desemprego. ( COTRIM,1999, p. 460-461 )

Influência da guerra fria no Brasil.

Segundo Rezende e Didier, ( 2005 ) no Brasil a Guerra Fria se fez sentir principalmente no governo Dutra com o rompimento de relações diplomáticas com os países socialistas, na "Aliança para o Progresso" ,No golpe militar de 1964 e no apoio a ditadura militar (1964 a 1985).( REZENDE;, DIDIER, 2005, p.598 )

Ainda segundo REZENDE ; DIDIER (2005)tão logo as relações envolvendo a grande aliança da II Guerra Mundial deterioraram as elites brasileiras retornaram ao seu conservadorismo e tradicional anticomunismo. Como resultado, o registro do partido comunista foi cancelado, o movimento operário e outras organizações populares foram duramente reprimidos, a imprensa foi censurada e mesmo grupos militares progressistas e diplomatas supostamente vinculados à esquerda tornaram-se alvos da repressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com