TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE DE HISTÓRIA

Por:   •  24/6/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  3.641 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

1. Entre 1921 e 1932, a presidência dos Estados Unidos foi controlada pelo Partido Republicano, que defendia a não intervenção do Estado na economia e rejeitava a participação do governo em assuntos internacionais que não envolvessem a América. De que maneira essas posições refletiram na política externa e na economia estadunidenses?

Após o final da primeira guerra a Europa acaba se fechando e adotando o modelo de protecionismo, ou seja, há uma diminuição nas importações de produtos estadunidenses e como anteriormente a participação dos europeus na economia estadunidense era significativa essa diminuição trouxe impactos. Seu mercado interno não se valia muito, pois, os trabalhadores não tiveram aumento de salário quando estava na melhor das situações, logo não tinham poder aquisitivo suficiente para movimentar a economia. A junção dos fatores acarretaram em uma quebra da bolsa que antes todos investiam, atingindo não apenas o EUA mas diversos outros países que o tinham ativos em sua economia, tal como o Brasil que tinha os EUA na época como seu principal consumidor de café e com a vinda da crise houve a diminuição de exportações para lá, impactando diretamente a nossa economia.

2. Enumere os fatores que contribuíram para a eclosão da recessão econômica dos Estados Unidos a partir de 1929, conhecida como Grande Depressão.

1- Grande atividade econômica, mas funcionários recebendo o mesmo

2- Europa como grande investidora, mas se fechou

3- Falta de intervenção do governo para evitar situações como esta

4- Poder aquisitivo menor que o valor do mercado

5-Muita exportação pouca compra interna

3. A recuperação da economia estadunidense foi resultado das políticas adotadas pelo presidente democrata Franklin Delano Roosevelt, a partir de 1932. Que medidas foram lançadas para superar a crise econômica que assolava os Estados Unidos?

Através do New Deal que dá lugar ao keysianismo, Rooselvelt foi capaz de recuperar a economia estadunidense, para isso fez diversas implementações, tais como: grandes emissões monetárias, inflacionou o sistema financeiro, fez grandes investimentos estatais (exemplo de hidrelétricas), estimulou politicas de empregos através de obras públicas. Todas as medidas tomadas estavam voltadas a promover o consumo para possibilitar então a recuperação da economia.

4. Apesar de haver diferenças entre as realidades alemã e italiana nos anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial, fatores semelhantes favoreceram a ascensão dos regimes nazista e fascista nos dois países. Identifique-os

Após a primeira guerra mundial, Itália e Alemanha não se encontravam em uma boa situação financeiro, cenário que dá espaço a contestações politicas e pedidos de intervenção de novas, partidos de esquerda que estavam tentando tomar voz incomodaram as elites, então para que o comunismo ou socialismo não chegassem ao poder eles se tornaram adeptos a esses movimentos, os fortalecendo, pois um de seus ideais se dá pelo anticomunismo. Através do autoritarismo também, onde Mussolini e Hitler tomam o poder e se tornam figuras extremamente autoritárias com formas de governo agressiva ao olhar de muitos, porém como citado anteriormente a elite não se importaria de quem estivesse no poder desde que não fossem partidos de esquerda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com