TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte De Ser Docente

Dissertações: A Arte De Ser Docente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/6/2013  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 3

Ser docente nos dias atuais se tornou um grande desafio, pois a cada dia que passa estamos nos deparando com uma sociedade egoísta, violenta e exigente, e isso reflete nas crianças e adolescentes que chegam as escolas não apenas buscando só conhecimento, mas buscam também formação para sobreviver nesta sociedade tão confusa.

São muitos os comentários negativos que escutamos hoje sobre ser professor, obstáculos como violência nas escolas, salário baixo, falto de interesse dos alunos, falta de incentivo das famílias, poucos recursos para trabalhar, enfim uma série de fatores que desmotiva os professores e estudantes de licenciatura. Porém em meio a tudo isso é preciso compreender que ser docente é uma arte, um dom.

A profissão de docente hoje deve ir muito além de simplesmente ensinar. O primeiro passo é buscar uma boa formação, se preparar para ensinar e reconhecer que o professor deve sempre estar estudando, nunca achar que já sabe tudo. Investir em formação contínua.

O segundo passo é saber ensinar de maneira atraente, conquistar os alunos desenvolvendo atividades diferentes para passar o conteúdo, de forma que aula não seja algo maçante, é preciso prender a atenção dos alunos. O professor tem que buscar meios para que o processo ensino-aprendizagem se torne algo interessante, uma boa maneira é usar os recursos das novas tecnologias dentro da sala de aula.

O terceiro passo é saber se relacionar com os alunos e despertar neles a vontade de lutar por uma sociedade melhor, mostrar que o professor está na escola para ajudar, orientar, ensinar e educar, pois hoje mais que nunca o professor precisa preparar os alunos para o mercado de trabalho, precisa incentivar os alunos a desenvolverem suas habilidades e capacidade intelectual, sempre respeitando os limites e história de cada um. Também é tarefa do docente passar para os alunos uma formação de valores éticos, através de atividades orientá-los para a vida em sociedade, trazer os problemas do cotidiano social para sala de aula, nunca ignorar os acontecimentos da sociedade, auxiliando os alunos a terem uma visão crítica do assunto. Mostrar que por meio da educação a realidade pode ser mudada, mas que depende do esforço de cada aluno.

O quarto passo é procurar transformar obstáculos em recursos para trabalhar, e ao invés de só ver problemas enxergar soluções. O professor deve ter uma visão otimista e ter controle da turma, porque quando um professor chega irritado, joga conteúdo nos alunos e se descontrola fácil, os alunos acabando perdendo o interesse pela matéria e desrespeitando o professor, contudo um professor que procurar sempre manter o controle e diferenciar as aulas, ganha a admiração dos alunos. É preciso sempre deixar claro que da mesma maneira que os alunos têm uma vida fora da escola, o professor também possui, no entanto todos possuem dificuldades e alegrias, mas dentro da escola tudo isso pode ser transformado em aprendizagem através da motivação e do respeito. Porque muitos alunos hoje buscam na escola o apoio que não encontram em casa.

Para alguns docentes seguir esses passos é algo impossível dentro de uma sala de aula nos tempos de hoje, mas uma vez que o professor olhar para sua profissão buscando melhorar, esperando sempre resultados positivos, a situação será modificada pelo menos entre os próprios professores.

Em meio a tantos desafios,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com