TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Deco

Por:   •  24/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

A produção industrial seria uma atribuição natural do sector privado, a qual teria sido usurpada pelo estado modero em nome de m nacionalismo equivocado.

 Do pnto de vista histórico, a indústria na acepção moderna da palavra, é mesmo uma invenção do sector estatal.

Séc. XVI e XVII,  a consolidação dos estados nacionais na Europa era organizado apartir de:

Política centralizada e voltada para a competição com outras nações, sobretudo no que diz respeito à colonização do resto mundo.

O sistema mercantilista ora implantado, em que cada nação procurava defender os seus interesses comerciais pelo domínio de mercados estrangeiros, acabou levando os estados a investirem directamente na produção de bens de consumo, em escala inédita até então.

As primeiras manufacturas a serem assim monopolizadas foram as de fabricação de armas e de construção naval, industriais estratégicas para garantir a própria sobrevivência do estado-nação.

Séc. XVII e XVIII manufacturas reais, ou da coroa, para a fabricação de produtos considerados de luxo como louças, têxteis e móveis.

O pintor Charles Le Brun, nomeado director da fábrica por Colbert. Entre suas tarefas Le Burn exercia o papel de inventeur, ou criador das formas a serem fabricadas.

Ele concebia o projecto (lídée) para um objecto e gerava um desenho, o qual servia de base para a produção de peças em diversos materiais pelos mestres-artesãos em suas oficinas. Já existia portanto em Gobelins uma plena entre projecto e execução. (BOWMAN, 1997: 137-181)

Manufacturas reais

Cerâmica (porcelana) e Meissen (Alemanha) 1709

Justificação

- Atender à demanda da corte da Europa

- Depois atender aos novos mercados estrangeiros

- Para Turquia a Messein exportou xícaras devido à crescente popularidade

- Empregava artistas para projectar peças

- Em França fundou sua própria manufactura real louças, 1738. Que passou a designar Sevres pelo seu êxito comercial enorme. (lanifícios da Covilhã e de louças do Rato)

Séc. XVIII Europa também importantes indústrias de iniciativa privada.

Na Lyons na França, tornou-se um centro internacional de fabricação de sedas

Catalunha também desenvolveu uma importante indústria têxtil, chegando a contar mais de 3000 pequenas fábricas na década de 1790 (PARRY, 1974)

Igualmente na região de Staffordshire na Inglaterra, a tradicional produção de cerâmicas acabou por gerar um dos casos mais interessantes de evolução industrial do séc. XVIII, a fábrica de Josiah Wedgwood.

Que inicia as suas actividades em 1750, a oficina de cerâmica teve empregando em média cerca de vinte trabalhadores, em menos de duas décadas teve potencia para o estrangeiro.

A transportação da Weddgwood pautou-se em factores tanto tecnológicos quanto comerciais, incluindo-se aí uma atenção redobrada ao pael do design no processo produtivo.

Wedgwood estava atento ao crescimento mercado de classe média, desejoso de possuir louças de qualidade mas sem condições de adquirir as porcelanas chinesas que invadiam então os mercados europeus, e muito menos os produtos caros de Meissen ou Sevres.

Justificação

- Objectos parecidos com a porcelana

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (28.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com