TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Simbólicos Da Art Déco, Na Arquitetura De Goiânia

Por:   •  29/3/2023  •  Artigo  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Escola Politécnica

Arquitetura e Urbanismo

AMANDA CÂNDIDO RODRIGUES

ASPECTOS SIMBÓLICOS DA ART DÉCO, NA ARQUITETURA DE GOIÂNIA.

(Década 30-40)

Goiânia

 2022

AMANDA CÂNDIDO RODRIGUES

ASPECTOS SIMBÓLICOS DA ART DÉCO, NA ARQUITETURA DE GOIÂNIA.

(Década 30-40)

Sumário Comentado apresentado à disciplina Ensaio Crítico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica e Goiás, orientada pela Professora Vânia Maria F. F. de Carvalho.

Goiânia

2022

SUMÁRIO PRELIMINAR

Resumo

Introdução

  1. Goiânia e o Art Déco.
  2. O simbolismo na Arquitetura.
  3. Aspectos simbólicos do Art Déco e do Art Déco em Goiânia.

Considerações Finais.

Referências.

  1. Goiânia e o Art Déco.

Inicialmente a pesquisa irá abordar o princípio da arquitetura na vertente Art Déco em Goiânia, quais foram os motivos para que tal estilo fosse adotado na nova capital que estava sendo construída, sendo assim será levado em conta todos os dados obtidos, usando como base as referências bibliográficas levantadas para que esse tema seja desenvolvido. Azevedo (2008), Blumenschein (2008), Coelho (2000), Carvalho (2002)

  1. O simbolismo na Arquitetura.

Para o desenvolvimento desse tema será abordado os fundamentos teóricos do simbolismo na arquitetura de forma geral. Conceitualizando os signos e a instigação que leva os profissionais da área de arquitetura a usufruir dos símbolos em suas obras, a importância dessa utilização e a relevância que o emprego desses símbolos carrega para o desenvolvimento do âmbito em que foi inserido. Pereira (2002), Bollnow (2008), Balandier (1992), Venturi (2003), Cooper (1988), Eliade (1992), Frutiger (2007), Pallasmaa (2012)

 

  1. Aspectos simbólicos do Art Déco em Goiânia.

Nesse tópico será explanado o simbolismo utilizado no estilo Art Déco, elucidando as suas características e origens de forma geral, logo em seguida será abordado esse aspecto simbólico nas edificações construídas em Goiânia nas décadas de 1930 e 1940. As edificações escolhidas para serem estudadas foram: a casa de Pedro Ludovico Teixeira (1937), o Palácio do Governo de Goiânia (1937) e o Museu Zoroastro Artiaga (1943). Coelho (1997), Coelho (2002), Unes (2008),

Considerações Finais.

Essa pesquisa tem como finalidade proporcionar ainda mais a lucidez dos aspectos simbólicos utilizados para a concepção da nova capital que estava sendo criada, deixando mais evidente que a arquitetura utilizada foi o Art Déco, mesmo que esse tenha suas variáveis, tanto pelo regionalismo como pela escassez de matéria prima para a execução do projeto. O simbolismo buscado pelo interventor Pedro Ludovico Teixeira, era trazer para o sertão um novo caráter, uma modernidade tanto quanto uma fisionomia de poder, fazendo assim o sertão torna-se evidente para as outras regiões do Brasil.

REFERÊNCIAS

AZEVEDO, Angélica Fernandes. Memória Art Déco em Goiânia: a busca por uma identidade. 2008. 145 folhas. (Dissertação de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

BALANDIER, Georges. El poder em escenas. De la representación del poder al poder de la representación. Barcelona: Editorial Paidós, 1992.

BLUMENSCHEIN, Marilda R. P.; GOMES, Paulo Vinícius; LUCENA, Regina M.M. Silveira. O Art Déco de Goiânia: um itinerário de leitura. Goiânia: Cegraf, 1990.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com