TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Gótica (Catedral de Chartres)

Por:   •  29/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 3

A Cultura da Catedral

  • Arte Gótica: A arte gótica nasceu em França e desenvolveu-se entre os séculos XII e XVI. É considerada a última grande arte cristã da Idade Média. Este género de arte teve nas catedrais o seu maior método de expressão. A arte gótica fez parte da história da arte ocidental visto que tinha caraterísticas muito próprias de contexto social, politico e religioso e valores estéticos e filosóficos que resultaram numa resposta à austeridade do estilo românico. No contexto arquitetónico a arte gótica possibilitou uma ampliação das construções através de inovações técnicas em que as que mais se destacaram foi o uso do arco quebrado, do arcobotante e do contraforte. No contexto artístico o que se mais destacou foi a pintura a óleo e a técnica do vitral.
  • Crescimento Urbano: O crescimento urbano foi provocado foi provocado pelo processo de urbanização que fez com que mais gente fosse para a cidade o que provocou uma expansão da cidade. Este crescimento refletiu-se numa nova sensibilidade cultural, religiosa e artística. O crescimento urbano levou a um ressurgimento demográfico, económico e urbano na Europa a partir do séc. XI, mas mais no séc. XII e XIII. Acabou por provocar o aparecimento de uma nova sociedade e mentalidade onde a burguesia começou a ter crescente importância e refletiu também uma nova sensibilidade cultural, artística e religiosa.

  • Cidade Medieval: A cidade medieval desenvolveu-se em antigas colónias romanas e outras ergueram-se em vaus de rios ou em importantes rotas comerciais. Era chamada também de Burgo e tinha como função abrigar os artesãos e os comerciantes. O Burguês residia no Burgo já o Nobre residia em castelos. O perfil da cidade era dominado pelo castelo e pela catedral que possuía. A cidade medieval possuía um hospital, uma estalagem para forasteiros, um asilo para inválidos e pobres e o jardim era particular. Havia também outros tipos de cidade medieval que eram, as cidades que evoluíram a partir de aldeias e as cidades bastide, que foram surgindo no Pais de Gales, em França e em Inglaterra e que se desenvolviam á volta de um castelo.
  • Ascensão de novos grupos sociais: Quando as cidades se foram formando e crescendo, os artesãos e os comerciantes começaram a emergir como uma força económica. Formaram as guildas, que eram associações e companhias que tinham o objetivo de promover o comércio e os seus próprios interesses. Eram chamados de os burgueses. Os burgueses eram divididos em três grupos, sendo um de profissionais com ampla experiência, um de profissionais medianos que até aqui recebiam salários, e um com jovens aprendizes que não recebiam salários mas adquiriam muito conhecimento na sua profissão, com os outros profissionais.
  • Arquitetura: Até à atualidade a arquitetura gótica ficou conhecida por ser encontrada com mais frequência nas grandes catedrais e em outros estabelecimentos eclesiásticos construídos ainda no início do período medieval, período este em que exerciam grande influência em toda a Europa. Como a arquitetura gótica foi uma evolução da arquitetura românica, foram desenvolvidos alguns elementos que ajudaram nas construções góticas, como o arco de ogiva e a abóboda de cruzaria, que tornaram-se as principais características do estilo arquitetónico. Geralmente, a fachada das estruturas góticas procura seguir a verticalidade e a leveza no interior, procurando um ambiente iluminado.

  • Escultura: A escultura gótica nasceu intimamente ligada à arquitetura, sendo o resultado da decoração das grandes catedrais e outros edifícios religiosos, mas eventualmente ganhou independência e passou a ser trabalhada como uma arte autónoma. A sua primeira fase desenvolveu um estilo austero, estilizado, com proporções alongadas e um aspeto geral hierático, desejando transmitir uma impressão de espiritualidade, bastante longe da autonomia real de um corpo. Mas logo evoluiu em direção a um maior naturalismo e realismo, a partir de uma progressiva absorção de influências clássicas e uma maior observação da natureza. Ainda que tratada de forma autónoma, a escultura gótica nas suas fases tardias continuou a ser bastante empregada na decoração arquitetural.

  • Pintura: A pintura da era das catedrais góticas é subdividida em períodos: o primeiro era caracterizado como linear, seguido pelo estilo bizantino da escola de Siena, pelo de influências italianas, depois internacional e, por último, de predomínio do borgonhês e do flamengo. Na pintura, o estilo gótico surgiu cerca de um século depois da primeira catedral desse mesmo estilo em Chartres (XII). Em contraste com o estilo Bizantino e Românico, o estilo Gótico apresenta uma característica cada vez mais realista. Mesmo assim é difícil definir a transição do Românico para o Gótico e, posteriormente, do Gótico para o Renascimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (75.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com