TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação Básica

Trabalho Universitário: A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação Básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Uma “Escola para Todos”, uma proposta que surge como um desafio, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, buscando perceber e atender as necessidades educativas especiais. Não adianta o aluno estar incluído apenas em uma lista de chamadas, essa inclusão deve acontecer na interação com os colegas e professores, intensificando as relações sociais, despertando esse aluno para mostrar seu potencial.

É como a pintura de um desenho que hoje é só rabisco, mas amanhã começará a incluir cores, até um determinado dia que pintará perfeito dentro do conteúdo do desenho.

Com o objetivo de cumprir esse desafio a equipe de funcionários da Emei Profª Maria Alice Seabra Prudente, localizada na cidade de Bauru, no bairro Vila Industrial criou um projeto para adaptação dos brinquedos do parquinho para atender as crianças portadoras de necessidades especiais. De acordo com a diretora da unidade, Isabel Gimenez, uma cadeira infantil para bicicleta foi adaptada pela serralheria da Secretaria de Obras e colocada no gira-gira do parquinho da Emei para que o aluno Lucas Macedo, com paralisia cerebral, pudesse participar das atividades recreativas com seus colegas de turma com segurança. Outros brinquedos, como o balanço, também foram adaptados. (http://www,jcnet.com.br/ensino-municipal-promove-inclusão.html).

Dessa maneira, a inclusão acontece, o aluno não se sente excluído das atividades de educação física, podendo se divertir com seus colegas de classe, sem nenhum tipo de discriminação e estes por sua vez aprendem na prática a conviver com a diversidade.

Conforme Facion (2003, p.191) "a educação é uma demanda de direitos humanos, e os indivíduos com necessidades especiais devem fazer parte das escolas, as quais devem modificar seu funcionamento para incluir todos os alunos".

Torna-se relevante no projeto da escola citada nesta matéria jornalística, o desenvolvimento de convivência desse aluno com outras crianças.

“A grande dificuldade que encontramos nas escolas especiais deve-se à limitação no horizonte social das crianças com necessidades especiais. Enquanto estas precisariam da convivência com crianças com condições cognitivas e sócio-afetivas diferenciadas das suas, veem-se, através das situações pedagógicas e sociais correspondentes, atreladas a um modelo limitado de interação”. (BEYER, 2006, p)

Por isso a escola de ensino regular se tornou um importante espaço de convivência para todos.

2 DESENVOLVIMENTO

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA favorece a diversidade, as diferenças já não são vistas como problemas, mas essa diversidade dentro do contexto escolar desenvolve oportunidades de convivência a todas as crianças, cooperando assim para que essas crianças tenham uma nova ótica do mundo que vivem.

Dessa forma aprendem a respeitar cada indivíduo como ele é, portador ou não de necessidades educativas especiais.

... uma escola inclusiva é uma escola de boa qualidade, para todos, com todos e sem discriminação. (CARVALHO, 2005, p.113)

Toda criança tem o direito de conviver com a sociedade, muitas vezes, por medo e insegurança os próprios pais de uma criança com NEE, por acreditar estarem protegendo seu filho da discriminação, preconceito ou até mesmo a integridade física dessa criança, acabam por impedir que a mesma tenha um desenvolvimento saudável não somente de aprendizagem, mas também no convívio com outras pessoas, por isso é de suma importância que a família seja acolhida pela escola pra que não se sinta insegura e acabe por atrapalhar no processo.

A escola deve se colocar a disposição do aluno e de sua família valorizando a diversidade e se responsabilizando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com