TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação básica

Artigo: A Atuação Pedagógica Inclusiva Do Professor Na Educação básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

Paralisia cerebral sim, inábil e incapaz jamais. Antônio Davi Sousa de Almeida já tinha seus 15 anos de idade e vivia isolado das outras pessoas. Dentro da casa ele só tinha contado com os pais e a vizinha que olhavam para a mãe trabalhar. Um julgamento sem fundamento de que ele era incapaz deixou sem contato com o mundo. Graças ao centro de Apoio às Mães de Portadores de Deficiência (Campe) pode matriculá-lo em uma escola municipal. Onde passou a convivendo com jovens da mesma idade, ele provou que poderia aprender. Davi já ministra palestras em defesa de crianças e adolescentes com necessidades especiais. “Quero todos na escola”, declara com ênfase.

Outro exemplo citado pela reportagem foi de um adolescente que já apareceu no fantástico e em vários outros jornais. Ricardo de oliveira 19 anos fazia a sétima série na zona rural de Várzea Alegre interior do Ceará, ele foi duas vezes campeão das olimpíadas da matemática e hoje e orgulho para todo o povo cearense. Mas nem tudo foi tão fácil. Vitima de uma doença na coluna, doença neurológica grave e progressiva ele sofreu muito na vida, foi alfabetizado pela sua mãe que descobriu que ele tinha facilidade com os números. Depois que ele aprendeu a ler e escrever entrou na escola em 2005 onde cursou a quinta série. Seu pai o levava de carrinho de mão cerca de um quilômetro da escola, quando a chuva era forte o levava nos braços. Com a fragilidade da doença não podia ir todos os dias para escola, mais não era obstáculo para ele aprender. Esses são exemplos vistos pela reportagem que todos os alunos independentemente da dificuldade que eles tenham podem ser perfeitamente adaptáveis nas escolas. Pois o mais importante não e procurar o defeito do aluno e sim olhar suas capacidades

2 DESENVOLVIMENTO

A educação é um processo educacional que dar maiores oportunidade a todos os alunos e melhores chances de sucesso acadêmico e social. A educação inclusiva certifica-se que cada aluno se sente bem-vindo e que suas necessidades e estilos de aprendizagem são atendidos e valorizados.

As escolas valorizam fundamentos como pluralidade, tolerância e igualdade, eles necessitam de professores para fornecer suporte e serviços individualizados adequados a todos os alunos, sem o estigma que vem com a separação. A prática mostra que a maioria dos alunos aprende e melhora seu desempenho quando exposto à riqueza do currículo de educação geral, desde que as estratégias e as acomodações apropriadas estejam no lugar.

Em nenhum momento se requer a inclusão do currículo em sala de aula, ou as expectativas acadêmicas, a ser diluída. Pelo contrário, a inclusão reforça aprendizagem para os alunos, com e sem necessidades especiais. Os alunos aprendem, e usam seu conhecimento de forma diferente, o objetivo é fornecer a todos os alunos com o conhecimento de que eles precisam para ter sucesso como alunos e atingir padrões elevados, ao lado de seus amigos e vizinhos.

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Todas as crianças se beneficiam da educação inclusiva. Ela permite que eles, Desenvolvam pontos fortes e talentos individuais, com grandes expectativas e apropriados para cada criança. Trabalhar em metas individuais, enquanto a participação na vida da sala de aula com outros alunos da sua idade. Envolver os pais na sua educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com