TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Monografias: A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

NOME MARCONDES DE OLIVEIRA

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Vitória da Conquista – Bahia

2014

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

NOME MARCONDES DE OLIVEIRA

A AÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

Trabalho apresentado ao Curso de História, da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociedade,Educação e Cultura].

Prof. Raquel Franco, Fabio Luiz, Giane Albiazetti, Sandra Vedoato.

Vitória da Conquista – Bahia

2014

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

Experiências exitosas de educação básica de Vitória da Conquista

O programa Roda de Alfabetização, implantado pela Secretaria Municipal de Educação de Vitoria da Conquista, (ESMED). Atende alunos do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de Vitória da Conquista, que apresentam defasagem de aprendizagem em leitura e escrita. O programa foi implantado em 2009, segundo a pedagoga Vaneia Meira, tem proporcionado o desenvolvimento cognitivo dos alunos que não conseguia vencer o processo de alfabetização, alem de estimular a alta confiança e a construção dos conhecimentos dos alunos. Também relatou Vaneia, que ao colocar em pratica o que assimilou com o projeto a mesma se sentiu estimulada ao ver o retorno de grande parte dos alunos porque era uma intervenção diferente. Eles estavam diante de algo novo que conseguia resgatar as etapas do processo de aprendizagem que haviam sido comprometidas.

Já a professora, Simone Sena, que atua na Escola Municipal Profª. Iza Medeiros que esta no projeto há quatro anos, segundo a mesma educando e educadores saíram da rotina e os alunos foram inseridos num mundo lúdico, de questionamentos, figuras, imagens e histórias. As atividades e a forma como são aplicadas auxiliam na recuperação das etapas de aprendizagens que foram bem sucedidas. No seu depoimento ela disse que apaixonada pelo projeto.

A psicopedagoga e licenciada em letras, Isa Dias, conheceram o projeto em 2009, que relata que para ela foi algo desafiador, porque todo trabalho veio trazer uma liberdade do corpo aos alunos e eles foram aos poucos se soltando mais. E que os resultados alcançados alem de positivos veio em tempo recorde o que a levou a se empenhar mais sobre assunto, pois, a mesma contemplava o crescimento de seus alunos. Especializou-se em psicopedagogia para poder entender mais o processo e que encontrou muitas respostas de acordo com o que foi exposto no projeto. Para ela foi uma fantástica experiência e que é uma faculdade que ia levar sempre consigo.

Silvana Portela, pedagoga, começou no projeto em 2013, na Escola Municipal Padre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com