TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONSTRUÇÃO DAS HISTORIA E SEUS PERSONAGENS

Por:   •  21/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.384 Palavras (14 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO EDUCACIONAL À DISTÂNCIA

DESAFIO PROFISSIONAL

LICENCIATURAS DISCIPLINAS NORTEADORAS: CIÊNCIAS SOCIAIS; HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE; HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL; DIDATICA DA HISTÓ DO ENSINO FUNDAMENTAL; HISTÓRIA MEDIEVAL; MULTIMEIOS APLICADOS A EDUCAÇAO; CURSO DE HISTORIA DA 4° SÉRIE    

Nome do acadêmico

RA

Cidade

Setembro/2017

[pic 2]

UNIVERSIDADADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO EDUCACIONAL À DISTÂNCIA

DESAFIO PROFISSIONAL

LICENCIATURAS DISCIPLINAS NORTEADORAS: CIÊNCIAS SOCIAIS; HISTÓRIA DA AMÉRICA INDEPENDENTE; HISTÓRIA DO BRASIL IMPERIAL; DIDATICA DA HISTÓ DO ENSINO FUNDAMENTAL; HISTÓRIA MEDIEVAL; MULTIMEIOS APLICADOS A EDUCAÇAO; CURSO DE HISTORIA DA 4° SÉRIE    

Desafio Profissional das disciplinas: licenciatura de história. Disciplinas norteadoras: ciências sociais; história da américa independente; história do brasil imperial; Didática da história do ensino fundamental; história medieval; Múltimeios aplicados a educação curso de história da 4° série    

Tutor a distância:

Cidade

Setembro/2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DESENVOLVIMENTO        5

PASSO UM        6

1        CONSTRUÇÃO DAS HISTORIA E SEUS PERSONAGENS        6

1.1        A HISTORIA DOS NOSSOS HEROIS        6

PASSO DOIS        7

1.2        ARTIGO A SER DESENVOLVIDO        7

PASSO TRÊS        9

2        REFLEXÃO SOBRE OS SUJEITOS HISTÓRICOS        9

2.1        OS HEROIS DESTE SÉCULO        9

3        PLANO DE AULA        11

3.1        Conteúdo da aula        11

PASSO QUATRO        14

4        O ARTIGO FINAL        14

4.1        INTRODUÇÃO        14

4.2        OS HERÓIS NACIONAIS        14

4.3        Os nossos heróis locais        14

4.4        Conclusão        16

5        CONSIDERAÇÕES FINAIS.        17

6        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        18


INTRODUÇÃO

Este desafio vamos abordar, sobre as possibilidades de introduzir nas aulas de um professor, as tendências da história e dos heróis nacionais buscando ao entendimento de todos, como dar valor aos heróis locais e a construção de uma nova história, dentro da nova história onde buscaremos sempre dar mais valor e entender tudo que nos rodeia.


DESENVOLVIMENTO

O professor Raul, refletindo sobre a questão ligada as histórias institucionalizadas em nossa sociedade, pretende mexer com o imaginário de seus alunos, demonstrando a eles que não é só os grandes heróis do passado que estão realizando fatos importantes. Afinal de contas, todos nós fazemos história!


PASSO UM

  1. CONSTRUÇÃO DAS HISTORIA E SEUS PERSONAGENS

O professor Raul, em uma de suas aulas percebeu a necessidade de trazer novamente e construir na cabeça e na vida de seus alunos, a necessidade de conhecer os heróis esquecidos, com isso o professor visou a necessidade de fazer, um artigo que visa introduzir em seus alunos a vontade de pesquisar e saber mais sobres este heróis, seus valores e sua construção

  1. A HISTORIA DOS NOSSOS HEROIS

O silêncio existente sobre a participação do negro na história do Brasil retrata um dos aspectos perversos do racismo na sociedade brasileira. No ensino de história é negado o protagonismo negro e aprendemos erroneamente que as grandes lideranças, os grandes feitos das personalidades do país, foram protagonizados somente pelos brancos.

Como os negros estiveram em situação desigual em relação aos brancos, poucas histórias a seu respeito foram registradas. Sem contar, nos poucos casos registrados, omitiram a origem, simplesmente mudaram a cor dos mesmos, a tal ponto, de pessoas, mesmo lendo e estudando sobre determinadas personalidades negras brasileiras de séculos passados, as imaginarem como brancas.

Isso porque a imagem, deles foram veiculadas como brancos, como o caso, de Machado de Assis e Aleijadinho.

Conheçam agora algumas personalidades negras que se destacaram, influenciando na história brasileira, mesmo vivendo em situações de extrema adversidade.

PASSO DOIS

  1. ARTIGO A SER DESENVOLVIDO

Os “heróis e filhos ilustres da nação”, geralmente ligados aos segmentos dominantes da sociedade. Ao lado dos museus nacionais, dos arquivos e das bibliotecas e, até mesmo, da instituição da história como disciplina no currículo escolar, consideramos que essa prática de construção de monumentos aos heróis, aliado à instituição de datas comemorativas e efemérides no calendário anual, foi um instrumento usado para se criar entre os cidadãos republicanos um sentimento de pertencimento ao Estado nacional e desenvolvimento de uma consciência cívico-patriótica que começava na escola, mas que deveria se estender a outros espaços públicos da cidade..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (355 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com