TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Civilização Da China

Exames: A Civilização Da China. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2013  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 3

A CIVILIZAÇÃO DA CHINA

A China se localiza no Leste da Ásia com terras férteis, principalmente nos vales dos rios Yan-Tsé e Hoang-Ho, cuja ocupação se deu desde os tempos pré-históricos, politicamente a mesma teve várias dinastias, mas foi no reinado de Hoang-Ti por volta de 2650 a.C que foram feitos importantes reformas, tais como: A divisão do país em províncias, a distribuição dos súditos em várias classes onde eram caracterizados de acordo com a cor que se vestiam, a criação do conselho de ministros e o estabelecimento de moedas, pesos e medidas. O sucessor de Hoang-Ti foi Yao, que elaborou um tratado de moral e de política apoiado por Confúcio, seu sucessor foi seu genro Chun, que deu início a primeira dinastia imperial dos Hia em 2200 a.C. Já na dinastia Chou ( 1122 a 249 a.C. ), foram fundadas escolas e hospitais. Na dinastia Tsin (249 a 200 a.C.), o imperador Tsin-Hoang-Ti centralizou o poder, construiu cidades, palácios, estradas e iniciou a construção da grande muralha da China para deter a invasão das tribos que vinham da Mongólia, sua vizinha. Já na dinastia de Han (206 a.C A 220 d.C.) inicia-se o budismo na China, assim como as relações com o mundo Ocidental onde a seda fabricada na China aparece na Europa. Foi restabelecida a unidade do país, mas foi depois deste período que a China caiu em desordem.

Na China, o governo era monárquico, e os letrados e oficiais formavam a nobreza, tendo de prestar exames para ocupar cargos públicos e merecer o título de Mandarins. A China teve grandes destaques na agricultura, na indústria, no comércio, nas artes e nas ciências. A agricultura era praticada pela maioria dos chineses, com o cultivo de trigo, arroz, frutas e amoreiras. Na indústria fabricavam sedas, louças, porcelanas, papel, joias e perfumes. Faziam comércios com vários povos do Oriente, principalmente com a Índia. Já nas artes desenvolveram formas originais em arquitetura que se conservou através de palácios, templos e pagodes. Na pintura representavam a natureza. O seu alfabeto representa palavras e não sons; eram mais de cem mil letras. E nas ciências desenvolveram a matemática e a astronomia e na medicina desenvolveram os estudos de doenças cardíacas e cirurgias.

A China antiga deixou grandes contribuições à humanidade como a pólvora, a bussola, o papel, a seda e a porcelana.

Observa-se em primeiro lugar que a divisão da China se deu através de províncias como foi o caso do Brasil e outros países do mundo Oriental e Ocidental. Como é de costume em alguns países tanto do Oriente quanto do Ocidente a sucessão de poder dá-se através da linhagem familiar. No mundo Ocidental a divisão de classes dá-se de início através do domínio do Senhor sobre o escravo. Já no mundo Oriental, em especial na China, são caracterizados de acordo com a cor das vestes. Com a centralização do poder, a partir da dinastia Tsin-Hoang-Ti, grandes poderes são concentrados nas mãos do imperador monárquico, por outro lado só alcançavam a nobreza os letrados e os oficiais, mas tinha que prestar exames para ocupar esses cargos públicos e merecer o título de Mandarins, o restante da população eram descartados. Em tese, as relações com o mundo Ocidental foi boa em termos de comércio, mas em termos religiosos há uma contraposição entre os dois mundos. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com