TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Civilizações Gregas

Por:   •  14/12/2017  •  Resenha  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 4

Grécia Antiga

Dividido em Cidades estados, independentes, porém mantinham laços culturais.

Período Pré-Homérico chegada dos povos indo europeus (Aqueus, Jônios e Eólios).

Chegada dos Dórios causa a Primeira Diáspora Grega (invasão e Destruição)

Causam também a ruralizarão e início dos Genos.

Período Homérico (Fonte: Ilíada e Odisseia)

 Genos é o nome dado a uma comunidade agrícola autossuficiente e comandada pelo patriarca (líder sobre a religião e a produção). A Produção era coletiva. A crise dos Genos se deu ao crescimento demográfico e a agricultura estática.

Solução para a Crise foi a divisão das terras (Segunda Diáspora Grega), ficando com as melhores aqueles mais próximos do Patriarca. (Eupátridas, Georgois e Thetas).

Foi então formadas as Pólis. Cidades Estados mais bem estruturadas e estratificada (classes).

Esparta foi uma Oligarquia Militarizada, descendentes dos Dórios. Também chamados de Lacedemônios ou Peloponeso decorrente a região sua da península balcânica onde se encontravam.

Economia: era baseada na Agricultura e na Escravidão. (Grande Cultivo do Ócio com a Escravidão, valorizando o exército e a política).

Sociedade: Estamental e Hereditária. (Eupátridas, Periecos (artesões e camponeses), Hilotas(Escravos)).

Praticavam a eugenia (busca pela raça perfeita), em que crianças com deformações era mortas e ao 7 anos as que restavam eram retiradas das mães para passar por treinamentos militares (defesa do Ufanismo, Xenofobia e Laconismo).

Atenas

Economia: Comércio e Escravidão. Valorização do Ócio (política e estudos).

Sociedade: Grande antagonismo entre Eupátridas, Georgois e Demiurgos. Esses conflitos tomaram outros rumos com os Legisladores Drácon e Sólon, o primeiro criando leis escritas e o segundo incrementando Incentivo ao comércio, fim da escravidão por dívida e entrada na política pelo fator censitário.

As Reformas de Clistenes: Democracia com Participação Direta e Implantação do Ostracismo (exilio para os inimigos da Democracia).

Período Clássico

Guerra contra o Império Persa e vitória (Guerras Médicas), Implantação do Tratado de Sussa (hegemonia grega sobre o mar Egeu).

Atenas mesmo após a vitória continuou fazendo a manutenção da Liga de Delos e iniciou um Imperialismo na região contra quem não estava de acordo com a liga.

Guerra de Pelaponesa (democracia) Ligas de Delos x Liga do Pelaponesa (Oligarquia). Constantes batalhas enfraqueceram toda a Grécia, que foi conquistada pela Macedônia.

Roma

Fonte Histórica: Eneida de Virgilio (Rômulo E Remo). Inicio Real foi a união de vários povos (latinos, Italiotas, Gregos, Etruscos, entre outros).

Monarquia

Economia: agropastoril e com comércio reduzido.

Sociedade: Estratificada (baseada na posse de terra). Patrícios, Clientes, Plebeus e Escravos.

Política: Monarquia, com Rei Soberano e após 8 gerações chegaram os Reis Tiranos, esses que governavam Despoticamente (autoritários). Marginalizados, os Patrícios se revoltam e Proclamam a República.

República

Poder Centrado nos Patrícios (aristocracia) e Início das Guerras De Conquista.

Senado Controlador da Política Interna (civil) e Externa (militar).

Magistrados (escolhidos pelo senado)

Cônsules Civil e Militar

Tribunos, Pretores (Justiça Civil), Questores (cobrança de Impostos), Edis (Obras Públicas), Assembleia Curiata (representantes da população, porém sem a plebe), Censores (censo da população).  

Greve Geral da Plebe parou Roma. Estavam marginalizados e buscavam maior representatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com