TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Crise Do Capitalismo

Resenha: A Crise Do Capitalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Resenha  •  280 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

O capitalismo se pauta no poder, na produção de mercadorias, na exploração de trabalho, e na propriedade privada. Nos anos 70, foi uma solução aos países destruídos com a crise da época, pois aumentou significativamente os lucros, entretanto, hoje se mostra como um sistema incapaz de encontrar saídas para as crises atuais.

Justamente por sua natureza especulativa e financeira, traduz-se em um instituto injusto e desumano, em que a ganância e a desigualdade social predominam.

Os governos, preocupados unicamente com o lucro, não são capazes de manejar o mercado. E o que prefacialmente deveria incentivar o crescimento econômico, acaba refletindo negativamente neste, bem como nos aspectos sociais e políticos.

Conforme exposto pelo vídeo, o capitalismo acaba por se torar um círculo vicioso. Ele gera uma série de crises que não acabam e nem acabarão tão facilmente. Em 1929, a Grande Depressão, em 2008 houve a crise imobiliária nos EUA, em 2011 na Grécia, e assim em diante. E pode-se observar que cada saída da crise anterior repercute na entrada de uma nova crise.

Tudo começa com a aplicação de dinheiro em um determinado setor da economia, no qual se compra mão de obra, poder e meios de produção. Então, vende-se a mercadoria por um preço já com o lucro embutido. Daí reinveste-se em outro setor, aumentando o grupo de financiadores e, consequentemente, a dívida das pessoas. Isso porque há poder excessivo na mão dos financiadores que não aplicam o acúmulo das riquezas nos setores necessários ao desenvolvimento da sociedade, o que acaba por deixar o mercado ser regulado quase que sem nenhuma intervenção estatal.

Assim, percebe-se que diante do contexto atual o capitalismo é incapaz de encontrar saídas ou soluções para a economia mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com