TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DITADURA NO BRASIL

Por:   •  28/1/2020  •  Artigo  •  5.612 Palavras (23 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 23

                                            CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER                   

                                                                                           HAVEROTH, RoseneiStocki

RU: 1114690[1]

GERVASI, Armilda[2]

                               A DITADURA NO BRASIL

RESUMO

Este trabalho procurou demonstrar os acontecimentos que sucederam com o golpe militar de 1964 que tomou o país, modificando a educação, a política e a dinâmica social. Depondo Jango iniciou-se o processo da Ditadura Militar, provocando pânico nos brasileiros, sendo por isso muitos que contestaram foram presos, e muitos desapareceram do cenário nacional. O trabalho elaborado teve como objetivo geral compreender a importância de conhecer a ditadura militar na história do Brasil e suas consequências, analisando a sua importância, averiguando o porquê deste movimento, relacionando o conteúdo escolar nessa época. Utilizou-se para concluir este trabalho a metodologia bibliográfica, e também através de sites na internet procurou-se descobrir a opinião de autores especializados no assunto. A opinião é unânime é preciso que o povo aprenda os seus direitos, consiga não se deixar levar por belas palavras e utopias geradas pelo pretendente a governo para que nunca mais aconteça um golpe militar em nosso país, o que causou uma ruptura no processo de aceleramento do país, causando também atraso na educação para as futuras gerações.

Palavras-chave: Ditadura Militar. Educação. Cenário Nacional.

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho foi procurado reunir algumas informações a respeito da  Ditadura, seus efeitos sobre o país, suas regras, o problema a que se refere este trabalho é qual a importância do ensino do conteúdo “ditadura militar na história do Brasil” nas séries iniciais do Ensino Fundamental?

Buscando responder a essa questão teve-se como objetivo geral compreender a importância do ensino do conteúdo “ditadura militar na história do Brasil” nas séries iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: Analisar a importância do conhecimento sobre a nossa história; averiguar como aconteceu e o porque a ditadura, investigar o impacto da história sobre o nosso país nessa época, relacionar o conteúdo ditadura militar com os currículos das séries iniciais do ensino fundamental, apontar a importância do ensino do conteúdo ditadura militar na formação das crianças em idade escolar.

Foi feita uma pesquisa em livros e opiniões de autores especializados sobre a ditadura, um período conturbado de nossa história que nos trouxe algumas lições de cidadania.

Assim, para o desenvolvimento desta pesquisa fez-se uso do método qualitativo, pois “não utiliza instrumental estatístico como base do processo de análise” (RICHARDSON, 1999, p.78). Também é de caráter exploratório, pois busca ter um maior conhecimento da temática discutida. Nesse sentido faz-se uso da análise bibliográfica, que conforme Miranda Netto (2005, p.9), esta “oferece informações sobre o objeto de pesquisa orientando a formulação de hipóteses”.

Justifica-se este trabalho que tem a intenção de mostrar a ditadura no Brasil na época de 1964 onde os generais tomaram o poder, é importante que as crianças conheçam essa fase para que possam desde cedo aprender os seus direitos.

Magalhães (1997, p. 2) explica que nessa época:

Com o advento da ditadura militar no Brasil, e em nome da Segurança Nacional, instalou-se um complexo sistema repressivo para combater a subversão e, ao mesmo tempo, reprimir preventivamente qualquer atividade considerada suspeita por se afigurar como potencialmente perturbadora da ordem.

Apesar de uma fase dura vivida pelos brasileiros, o ensino foi valorizado surgindo novas técnicas de estudo.

Ghiraldelli (2000) afirma que nas décadas de 1950 e 1960, houve os escritos de Freire que serviram de apoio para a construção da Pedagogia Libertadora, uma concepção que afirmava que o homem tem vocação para ser o sujeito da história e não simples objeto, os escritos de Freire, das décadas de 1950 e 1960, serviu como apoio para a construção da Pedagogia Libertadora, concepção esta que afirmava ter o “homem vocação para “sujeito da história” e não para “objeto”, mas enquanto isso o povo era vitima de um governo autoritário de uma sociedade herdeira de tradição colonial e escravista”.

Foi uma época difícil para todos, o ensino, no entanto possuía grandes nomes que o defendiam na época, e isso não pode ser esquecido.

Neste trabalho foi explanado o assunto sobre a ditadura militar, e suas consequências, em seguida falou-se sobre o impacto com o golpe militar em nosso país, principalmente na educação, a educação foi o próximo tema, onde através de autores pode-se comprovar o regime ditatorial, foi feito a metodologia que é bibliográfica, e método qualitativo, e por fim as considerações finais e as referências utilizadas nesse trabalho.

2 A DITADURA MILITAR

O início da segunda metade do século XX foi turbulento para o Brasil, uma vez que o país enfrentava uma grave crise econômica e política. Essa crise, segundo Fontes (2006) significou a “ruptura política com o populismo e o aprofundamento das tendências econômicas preexistentes e fortaleceu a moldura para algumas transformações expressivas na sociedade e nos rumos do capitalismo brasileiro”.

Segundo Skidmore (1988), se tornou necessário ajustar as instâncias nacionais aos interesses da nova classe no poder para que o Regime Militar fosse legitimado, e não correr o risco de ser deposto. Restringia os direitos civis e políticos da população calando assim as vozes dos contestadores ao regime.

Com a subida dos marechais ao poder, tudo se transformou em nosso país, e a escola se tornou alvo para ensinar a repressão e a política existente conforme afirma Fonseca (1993, p. 56):

Após 1964 o ensino de História aprofundou essa concepção, combinada com medidas de restrição á formação e á atuação dos professores e com uma redefinição dos objetivos da educação, sob a ótica da Doutrina de Segurança Nacional e Desenvolvimento, no sentido de exercer o controle ideológico e eliminar qualquer possibilidade de resistência ao regime autoritário. Vista dessa forma, a História tradicional adequava-se aos interesses do Estado autoritário, medida em que apresentava o quadro de uma sociedade hierarquizada, cuja vida seria conduzida de cima para baixo e em que a ordem seria uma máxima a ser seguida pelos seus membros. Sem espaço para a interpretação e a análise crítica, não haveria como instrumentalizar o indivíduo para o questionamento da ordem. A reorganização do ensino de História teve, pois, conotações políticas, passando a ser de competência de órgãos públicos, tecnicamente aparelhados para os fins que se adequassem àquela Doutrina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (215.4 Kb)   docx (794.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com