TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ditadura Militar

Por:   •  22/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura

O termo cultura abrange várias significações. Ela está presente desde os povos primitivos em seus costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas.

Um ponto que gera muita discussão, da antiguidade ate o atual momento que esse texto é produzido, é QUAL CULTURA É CORRETA, É A MELHOR?????

Apenas o homem possui cultura. Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida. Diferentemente dos demais animais, o homem é um ser dotado da aptidão de inventar mundo por meio dos valores que atribui a si e àquilo que o cerca, a cultura.

Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes. Cultura é tudo que provém da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças morais, conhecimento, adquirido a partir do convívio social. No senso comum, cultura adquire múltiplos significados: grande conhecimento de determinado assunto, arte, ciência, “fulano de tal tem cultura”.

Podemos compreender porque é tão complicada a solução de problemas das diferenças culturas, por exemplo, o conflito Israel x Palestina, ou a falta de diálogo que muitas vezes se estabelece entre ocidentais e orientais. Esses conflitos, motivados pelo reconhecimento da diferença, mas, sem aceitação da igualdade humana, resulta em experiências nefastas, como o genocídio dos ameríndios, os genocídios ocorridos na África e a escravidão dos negros, e outros exemplos que mancham a história humana.

É corriqueiro dizermos que uma pessoa não possui cultura quando ela não tem, por exemplo, contato com a leitura, artes, música, etc. Se compararmos um professor universitário com um indivíduo que não sabe ler nem escrever chegaríamos à conclusão de que o professor tem cultura e o outro, não.

É errôneo dizer, por exemplo, que um índio não possui cultura pelo fato de não ter contato com livros, nem com música clássica, por exemplo. O que são seus costumes, tradições, sua língua?

Sendo assim, podemos chegar à conclusão de que é inaceitável dizer que um indivíduo não tenha cultura, afinal, nenhuma pessoa nasce e permanece fora de um contexto social. Assim como, considerar uma determinada cultura como um modelo a ser seguido por todos é uma visão extremamente etnocêntrica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (28.7 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com