TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ditadura Militar

Por:   •  24/1/2024  •  Projeto de pesquisa  •  474 Palavras (2 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 2

A ditadura militar refere-se a períodos de governo autoritário por militares. Pode abordar-se a história, impactos sociais e políticos, resistência popular e legado.

ARGENTINA:

Na Argentina, a ditadura militar ocorreu de 1976 a 1983. Caracterizada por um regime brutal, marcado por desaparecimentos forçados, tortura e repressão política, a ditadura buscava eliminar opositores. O período conhecido como "Guerra Suja" teve impactos profundos na sociedade argentina. A transição para a democracia começou com a Guerra das Malvinas e culminou com a eleição de Raúl Alfonsín em 1983. Os julgamentos de crimes contra os direitos humanos continuam a ser uma parte importante da memória coletiva argentina.

CHILE:

No Chile, a ditadura militar ocorreu entre 1973 e 1990, liderada pelo general Augusto Pinochet após o golpe que depôs o governo democraticamente eleito de Salvador Allende. O período foi caracterizado por violações dos direitos humanos, repressão política e políticas econômicas neoliberais. A transição para a democracia começou em 1988, culminando com a eleição de Patricio Aylwin em 1990. O legado desse período continua a influenciar a sociedade chilena.

BRASIL:

No Brasil, a ditadura militar ocorreu de 1964 a 1985. Caracterizada por um golpe militar que depôs o presidente João Goulart, o regime resultou em restrições às liberdades civis, censura, tortura e perseguição política. A transição para a democracia começou nos anos 1980, culminando com a eleição indireta de Tancredo Neves em 1985. O período da ditadura deixou um legado complexo e ainda é objeto de debates sobre verdade, justiça e reconciliação no Brasil.

PERU:

O Peru também enfrentou períodos de ditadura militar ao longo de sua história. O governo militar mais notável ocorreu entre 1968 e 1980, liderado inicialmente pelo general Juan Velasco Alvarado. O regime implementou reformas econômicas e sociais, mas também restringiu as liberdades civis. Após a crise econômica e social, houve uma transição para o governo civil em 1980, mas o país continuou enfrentando desafios políticos e sociais nas décadas seguintes.

BOLIVIA:

A Bolívia não teve uma ditadura militar tradicional como alguns outros países da América Latina, mas enfrentou instabilidade política e regimes autoritários ao longo de sua história. Em 1964, houve um golpe militar que levou ao poder o general René Barrientos, marcando um período de governos militares intercalados com administrações civis. A instabilidade política persistiu nas décadas seguintes, com momentos de autoritarismo. A Bolívia passou por diversas mudanças políticas e sociais, incluindo a ascensão de líderes como Evo Morales no século XXI.

VENEZUELA:

Na Venezuela, ao contrário de alguns países da América Latina, não houve um período de ditadura militar no século XX. No entanto, o país enfrentou instabilidade política e social em diferentes momentos de sua história. Nas últimas décadas, a Venezuela tem experimentado turbulência política, com polarização, protestos e uma crise econômica significativa. A liderança do presidente Hugo Chávez e, posteriormente, de Nicolás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com