TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Diversidade Existente Na Sociedade

Casos: A Diversidade Existente Na Sociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  964 Palavras (4 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos apresentar a impotância de um projeto desenvolvido pela Secretária Municipal de Educaçãodo Municipio de Petrópolis que tem como responsável o MEC(ministerio da educação e cultura)voltado para um melhor desenvolvimento socio-cultura de todos presentes na sala de aula.

No trabalho podemos citar a capacitação do professor dentro do projeto político pedagogico com um novo olhar voltado para a sala de aula,podendo assim trabalhar o contexto proposto de aprendizagem voltado para a realidade do educando em sala.

Desenvolvimento

O projeto tem o pleno acesso ao ensino regular,a garantia da acessibilidade e a oferta do Atendimento Educacional Especializado –AEE,voltado aos estudantes público alvo da educação especial.

O responsável pelo projeto é o Ministerio da Educação e Cultura –MEC

O publico alvo são os alunos com alguma deficiência e educação de jovens e adultos..

Esta projeto é realizado na cidade de Petrópolis-Rio de Janeiro.

A construção de sistemas educacionais inclusivos por meio de ações voltados a efetivação do Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Currilulares Nacionais para educação das relações Étnico-raciais e para o ensino da Historia e Cultura Afrobrasileiras e Africanas

Educação em direitos humanos,a defesa dos direitos da criança e adolescentes e a eliminação de preconceitos e discriminação por raça\etnia,gênero,orientação sexual e identidade de gênero ,condições de deficiência,situação de pobreza e vulnerabilidade social,protagonismo juvenil no ambiente escolar diversidade religiosa.

Educação ambiental ,por meio entre outros da constituição de espaço

educadores sustentáveis caracterizados pela sustentabilidade socioambiental no âmbito da estrutura física da gestão,da organização curricular,da formação ,dos materiais didáticos e das práticas pedagogicas.

Ampliação e qualificação da oferta de educação básica e superior as populações do campo ,quilombolas e indíginas e a implementação dos territorios etnoeducacionais.

A superação do analfabetismo e elevação da escolariedade de jovens e adultos ,ao longo da vida,garantindo igualdade e condições com os demais estudantes da educação basica.

A ampliação e qualificação da oferta da educação de jovens e adultos,considerando os princípios da modalidade e as especificidades do público alvo a ser atendido.

Neste projeto podemos contar com os profissionais envolvidos como a,

Secrétaria de Educação-Professora Mônica Vieira Freitas

Subsecretária de Ensino Fundamental e Educação infantil-Professora Rosilene ribeiro

Coordenador do Programa Educação Inclusiva no Município Pólo-A coordenadora do programa é a professora Wanda Lúcia Borsato da Silva-Assessora de Educação especial

A organização do evento fico por conta da equipe de educação inclusiva.

E o recursos necessários para o andamento do projeto são oferecidos por meio de verbas federal.

Este projeto é desenvolvido através dos temas da metodologia da mesas redondas e oficinas.

Eixos tematicos são:

*Fundamentos legais e pedagogicos para organização e oferta do AEE;

*A institucionalização do EAA no projeto político pedagógico;

* A elaboração do plano de atendimento individual do aluno;

*Oficinas

Processo de ensino e aprendizagem de aluno com deficiência intelectual-abordar acerca dos processos de construção do conhecimento de alunos com deficiência intelectual e da organização dos métodos e estratégias de ensino que considerem os diferentes percursos de aprendezagem no contexto da escolarização.

Inclusão escolar de alunos com transtornos globais de desenvolvimento- enfocar o processo de escolarização de alunos com transtornos globais de desenvolvimento e o atendimento educacional especializado na promoção de estratégias facilitadoras da participação e da aprendizagem em contexto escolar inclusivo.

Recursos de tecnologia assistiva,apoio àinclusão escolar de alunos com deficiência –ressaltar os aspectos pedagógicos presentes na escolha e no uso dos recursos de acessibilidade no contexto escolar.Alunos com altas habilidade e superdotação a fim de promover práticas pedagógicas desafiando e diferenciadas com vista á maximização do potencial desses alunos.

A alfabetização de alunos com deficiência sensorial: focalizar práticas pedagógicas que favoreçam o processo de construção da leitura e da escrita dos alunos com surdez e deficiência visual em contextos inclusivos.

Construindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com