TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO NA GRECIA

Trabalho Escolar: A EDUCAÇÃO NA GRECIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

QUESTÃO 01:

Analisar o sentido cultural e político da educação grega aos períodos arcaico e clássico.

No período clássico a educação era transmitida coletivamente, ou seja, em coros.

Esta educação era tida como a preparação dos jovens para o futuro, ou seja, para a vida como cidadão adulto, existiam também as escolas dos filósofos, como por exemplo, a escola de Pitágoras, que era uma escola que tinha como principio um bem que se transmite sem perdê-lo: a educação.

No período arcaico havia certo conflito entre tradições culturais que gerava a ascensão das classes populares através da aprendizagem.

A educação era voltada para o esporte e para a guerra, sobretudo as técnicas de governar e produzir.

Portanto, enquanto no período clássico a educação se fundava na preparação social para a vida adulta e o meio principal era a transmissão de ensinamentos de forma coletiva e em coros, por outro lado no período arcaico a educação tinha como fundamento principal a educação para a guerra, ou seja, a preparação do guerreiro para a guerra.

QUESTÃO 02:

Estabeleça uma comparação entre a educação egípcia e grega no sentido cultural e político.

Na educação egípcia as escolas funcionavam como templos e eram freqüentadas por muitos alunos. Os aprendizados eram transmitidos através de hinos e livros sagrados, ao lado da escrita, ensinava-se também a aritmética.

O primeiro instrumento de todo sacerdote-intelectual era a escrita, que no Egito era a hieroglífica. Ao lado da educação escolar, caminhava a educação familiar, que era a transmissão dos chamados “ofícios”, ministrados em oficinas artesanais e que atingia a maior parte da população, onde todos observavam e depois reproduziam os conteúdos observados.

As aulas de ginástica e musica eram reservadas apenas aos guerreiros e colocadas como preparação para a guerra, e dessas aulas os populares eram excluídos.

Por outro lado, na educação grega se formava para o preparo militar e para o esporte, ora também para o debate intelectual conforme a época e o lugar. As primeiras escolas apareceram após o surgimento da Polis, mas, mesmo com a oferta escolar, a educação era feita de forma integra – corpo e espírito – e permanecia elitizada, ou seja, a educação atendia principalmente os filhos da nobreza e aos pertencentes das famílias de comerciantes ricos.

O ensino das letras e dos cálculos ao contrario da educação egípcia, demorou um pouco para se difundir, pois a formação na educação grega era mais esportiva que intelectual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com