TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução Da Manutenção Industrial

Ensaios: A Evolução Da Manutenção Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  2.685 Palavras (11 Páginas)  •  6.189 Visualizações

Página 1 de 11

Gestão de Manutenção - 2010

A Evolução da Manutenção Industrial

Jeovano Ponticelli (SOCIESC-IST) jeovano.ponticelli@gmail.com

Resumo

O presente trabalho descreve a “Evolução da Manutenção Industrial”, histórico, conceitos, objetivos, gerações e tipos de manutenção, objetivando classificar as vantagens e particularidades para um melhor entendimento da matéria Gestão da Manutenção, e a hipótese de futura implantação deste em empresas para tornarem-se cada vez mais competitivas.

Palavras-chave: Manutenção, Evolução, Competitivas .

1. Introdução

A manutenção sempre existiu, mesmo sendo muitas vezes despercebida foi por volta do século XVI na Europa Central que ganhou este nome, manutenção. Ela foi sendo reconhecida na Revolução Industrial, mas foi na Segunda Guerra Mundial que ela foi considerada como indispensável. Após a Segunda Guerra Mundial, houve um estouro no crescimento da produção de todos os tipos de produto, consequentemente para atender a demanda e não perder dinheiro com paradas de máquinas e ou paradas de produção indesejáveis, começou a implantação cada vez mais da manutenção. A manutenção foi e sempre será de fundamental importância para as empresas, pois ela é responsável em manter a funcionalidade das máquinas, mantendo a entrega da produção nos prazos determinados.

Com o aumento da competitividade, o mercado está em constantes mudanças, obrigando os empresários a lançarem novos produtos constantemente. Este processo para se ter êxito não basta somente de uma idéia criativa, mas sim de todo um conjunto. Conjunto este que deve englobar todas as áreas responsáveis, como por exemplo, a manutenção. Este trabalho trata-se justo desse tema, a Evolução da Manutenção no decorrer dos anos, a participação e o crescimento constante da manutenção nas empresas. O histórico da manutenção e as gerações que marcaram a Evolução da Manutenção.

2. Manutenção Industrial

2.1 Histórico da Manutenção

A manutenção muitas vezes despercebida, sempre existiu, até mesmo nas épocas mais remotas. Ela começou a ser chamada de manutenção por volta do século XVI na Europa Central. Na mesma época surgiu o relógio mecânico, dando origem aos primeiros técnicos de montagem e assistência. A manutenção foi sendo reconhecida durante a Revolução Industrial e na Segunda Guerra Mundial foi considerada como necessidade absoluta. Após a Guerra os países, Inglaterra, Alemanha, Itália e principalmente o Japão consolidaram seu desempenho industrial nas bases da engenharia de manutenção. Nos últimos anos, com a intensa concorrência, os prazos de entrega dos produtos cada vez menores, motivaram e contribuíram para a prevenção contra as falhas de máquinas e equipamentos. Essa motivação deu origem à manutenção preventiva (TELECURSO 2000).

Gestão de Manutenção - 2010

2.2 Definições de Manutenção

Segundo Xenus (2009, p. 18), “O dicionário Aurélio define a manutenção como as medidas necessárias para a conservação ou a permanência de alguma coisa ou de uma situação ou ainda como os cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de motores e máquinas”.

A manutenção é definida como a combinação de ações técnicas e administrativas destinadas a fazer tudo que for preciso para assegurar que um equipamento continue a desempenhar as funções para as quais foi projetado, num nível de desempenho exigido (XENUS, 2009).

De acordo com Kardec (1998, p. 16), “hoje a função da manutenção é garantir a disponibilidade da função dos equipamentos e instalações de modo a atender a um processo de produção e preservação do meio ambiente, com confiabilidade, segurança e custos adequados”.

A origem do termo manutenção vem do vocabulário militar e significa manter nas unidades de combate, o efetivo e o material num nível constante. O surgimento da palavra manutenção na indústria ocorreu em 1950 nos Estados Unidos da América. Na França, por exemplo, esse termo está mais associado à palavra conservação (MONCHY, 1989).

Segundo Tavares (1999), "Manutenção, é todas as ações necessárias para que um item (equipamento, obra ou instalação) seja conservado ou restaurado, de modo a poder permanecer de acordo com uma condição especificada”.

2.3 Objetivos da Manutenção

A manutenção tem como principal objetivo deixar as máquinas o maior tempo possível apta a exercer as funções que a mesma foi dimensionada, nos processos produtivos em série. Esse fator é de suma importância, pois se uma máquina parar por qualquer motivo todos os demais processos serão prejudicados e obrigados a esperar pelo conserto.

A manutenção de uma empresa tem como objetivo manter os equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento para garantir a produção normal e a qualidade dos produtos e prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos das máquinas. Além de acompanhar a operação da máquina, a manutenção deve prevenir ou prever uma possível quebra, podendo assim programar-se a produção para a manutenção da mesma, tornado assim mesmo com interferência da manutenção o processo produtivo contínuo. Para que esses objetivos sejam alcançados, a manutenção deve efetuar manutenções diárias e reparos periódicos programados, mantendo assim uma boa disponibilidade desta máquina. Esses trabalhos periódicos consistem em monitorar as partes da máquina sujeitas a maiores desgastes, ajustar e trocar componentes em períodos pré-estabelecidos, examinar o equipamento antes de terminar sua garantia e planejar novamente, se for possível e necessário, o programa de prevenção (TELECURSO 2000).

Conforme Kardec (1998, p. 15), “o único produto que a operação deseja comprar da manutenção e da engenharia chama-se maior disponibilidade confiável ao menor custo”. No que se diz respeito à manutenção o seu produto está ligado diretamente a cada caso dos equipamentos onde a mesma atua, pois a disponibilidade confiável deve estar presente em situações que não tenha saída ou opções de continuar o ritmo normal do processo. O menor custo está ligado com a escolha correta dos procedimentos de manutenção, pois nem tudo necessita de manutenção preventiva, depende isso de cada caso.

Gestão de Manutenção - 2010

As atividades de manutenção existem para evitar a degradação de equipamentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com