TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FESTA DE SÃO BENEDITO E A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO CONGO

Por:   •  2/7/2015  •  Artigo  •  2.575 Palavras (11 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 11

A FESTA DE SÃO BENEDITO E A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DO CONGO

LARA PEREIRA DANTAS

Professora Leonor Araujo

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

História (HIS04547) – História do Espírito Santo

28/06/2015

RESUMO

A festa de São Benedito é um evento realizado no município de Serra Sede, repleto de fé e devoção, que todo o ano mobiliza cerca de 50 mil pessoas, ou mais, que vem acompanhar a procissão do santo e que vem participar dos festejos. É um evento de cunho religioso, que se iniciaria com a necessidade de pagamento de uma promessa e que hoje, quase 200 anos depois se tornaria um dos maiores eventos de fé e religiosidade feitos no estado do Espírito Santo. O evento que tem duração principal de três dias, e são eles os dias 25, 26 e 27 de dezembro que englobam a cortada a puxada e a fincada do mastro, entre outras atividades como desfile das bandas de congo e shows nacionais e locais. É comemorado também o dia do serrano que é celebrado no dia 26 de dezembro. A derrubada do mastro ocorre no domingo de páscoa. Durante toda a festividade as bandas de congo e a banda estrela dos artistas acompanham o barco que roda a cidade do centro de serra e shows encerram as noites do dia 26 e 27 de dezembro. A participação das bandas de congo da Serra marca uma importante sincronia entre a igreja católica e as religiões afrodescendentes que mostram sua harmonia e comemoram e celebram juntas a devoção a um santo que faz parte das duas culturas.

Palavras-chave: Festa de São Benedito, Importância e Bandas de Congo.

1 INTRODUÇÃO

Toda a manifestação de amor, e de devoção está presente na festa que é conhecida em todo o estado e que reúne pessoas de todos os gêneros em um só motivo. A festa que marca o fim do ano, que reúne cerca 50 mil pessoas em todos os três dias de celebração. A festa mostra todas as formas de devoção ao santo, tanto em cânticos entoados pelos “congueiros” que são acompanhados por batuques dos tambores e sons vindos da casaca, quanto, orações e velas que são acesas por aqueles que participam da procissão e que em seu caminho fazem orações de agradecimentos e de fazem preces pelos entes queridos para si mesmo. Há de tudo na festa, há aqueles que apenas acompanham com os olhos a passagem do barco “Palermo” e das Bandas de Congos que se reúnem em um dia para adoração, quanto aqueles que com suor e amor carregam o barco “Palermo” nas costas durante todo o percurso, as motivações são de todas os gêneros, mas o que é nítido que em todos os casos a devoção ao santo que os levam a participar desse evento milenar, gerações e gerações acompanham a festa que cada dia fica maior.

Os shows nacionais atraem pessoas de todos os lugares para a festa, que não escolhe gênero ou raça, o sentimento que fica é de harmonia e que todos estão convidados para os festejos.

A festa tem por intuito homenagear o santo São Benedito que teria sido canonizado em 1807, pelo papa Pio VII Cultuado inicialmente pelos escravos negros, por causa da cor de sua pele e de sua origem - era africano e negro -, passou a ser amado por toda a população como exemplo da humildade e da pobreza. Esse fato também lhe valeu o apelido que tinha em vida, "o Mouro". Tal adjetivo, em italiano, é usado para todas as pessoas de pele escura e não apenas para os procedentes do Oriente. Já entre nós ele é chamado de são Benedito, o Negro, ou apenas "o santo Negro".

Apesar de não ser o santo padroeiro do município de Serra é o santo em que o povo serrano demonstra ter mais apego, devido a sua correlação ente a cultura de origem africana e a católica e a festividade em seu nome que é tradição do povo serrano.

2 DESENVOLVIMENTO

A Festa de São Benedito, é uma das maiores festas de cunho religioso realizada no estado do Espírito Santo, é festejada no município de Serra.

Tem por tradição a participação das bandas de congo de todo o município e conta com o apoio da Associação das Bandas de Congo (A.B.C).

A Associação das Bandas de Congo da Serra ABC/SERRA foi fundada em 09 de julho de 1986 pelo saudoso mestre “Antônio Rosa”, que com a preocupação de preservar as Bandas de Congo e seus festejos uniu-as para o fortalecimento da tradição. No ano de 2000 o até então prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, convidou a ABC-SERRA para fazer um convênio para ajuda de custo das Bandas de Congo filiadas, esse foi um grande avanço da Cultura Serrana. O convênio dá condições da Associação manter as Bandas de Congo filiadas e seus projetos. A Associação cresceu de tal forma que hoje é entidade melhor reconhecida no município e estado do Espírito Santo, recebendo também uma homenagem do Presidente da República e do Ministro da Cultura com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural no ano de 2003. Outra conquista foi uma parceria em 2001 com a, antiga CST, hoje Arcelor Mittal Tubarão, o projeto hoje em dia não está mais em funcionamento, fruto dessa parceria deu a realização da Oficina de Instrumentos de Bandas de Congo, onde tem toda estrutura necessária para manutenção de instrumentos. A Associação das Bandas de congo da Serra é composta por um presidente, um vice-presidente, um secretário, um tesoureiro, um diretor administrativo, três conselheiros fiscais efetivo, três conselheiros fiscais suplentes e um conselho de mestres. ABC-SERRA possui título de Utilidade Pública, Municipal, Estadual e Federal.

Conta também com a participação da Banda Estrelas dos artistas que foi iniciada no ano de 1860, quando o Imperador Dom Pedro II, de passagem pela Província do Espírito Santo, visitou a Cidade de Serra. Naquele tempo, havia a Guarda Nacional da Cidade, composta de duzentas armas. E o Major Antônio Pinto Loureiro, chefe da corporação, ensinou música a seus alunos, adquiriu instrumentos e formou uma banda de música para recepcionar o Monarca. Cerca de vinte anos depois o Sr. Antisthenes Loureiro, músico remanescente, reformando-se como maestro da Banda de Música do 38º BI-ES, junto aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (61.1 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com