TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Festa do Bode

Por:   •  22/5/2016  •  Ensaio  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas

Departamento de História

Disciplina: História da América III – FCH432

Docente: Iacy Maia Mata

Discente: Amanda Barreto de Jesus Matos

LLOSA, Mario Vargas. A festa do Bode. São Paulo: Mandarim, 2000. 450 p.

A festa do Bode é um romance lançado no ano 2000, escrito pelo intelectual peruano Mario Vargas Llosa, que tem como plano de fundo a ditadura na República Dominicana (1930-1961), liderado pelo general Rafael Leónidas Trujillo Molina. A obra de Llosa é um delicioso romance histórico que mescla a história de um país com uma “ficção” através da história do personagem principal.

Entretanto, antes de mergulhar nas páginas da obra e estabelecer relações entre a história, se faz necessário um esclarecimento rápido da afinidade existente entre história e literatura. Segundo Sandra Jatahy Pesavento , esta relação tem como narrativa “o real como referente, para confirmá-lo ou negá-lo, construindo sobre ele toda uma outra versão, ou ainda para ultrapassá-lo.”. Portanto, ambos possuem característica que os aproximam em certo ponto, cabendo ao leitor (historiador) fazer a distinção do que é real e do que é imaginário na obra literária e saber utilizá-los.

Indo ao encontro à análise do romance e trazendo a tona elementos históricos trabalhados por Llosa, podemos perceber, dentre outros aspectos, a relação diplomáticas entre os Estados Unidos e as nações ditatoriais na América, aspectos da construção de uma nação dominicana, o anticomunismo e a relação entre a Igreja Católica e o Estado (por vezes conflituosas).

Aprofundando o debate entre a relação do estado dominicano e a nação norte-americana, durante muitos anos da Era Trujillo, esta afinidade foi estabelecida de modo benéfico para ambas as partes. Para Trujillo e todo seu aparato estatal, a República Dominicana era “um baluarte do anticomunismo, o melhor aliado dos Estados Unidos no hemisfério ocidental”. . Os Estados Unidos da América, durante todo o período de Guerra Fria, tinha como objetivo principal o combate ao comunismo, o perigo vermelho, tendo como o apoio e investimento as ditaduras existentes em toda a América . Além da República Dominicana, temos como exemplo a ditadura brasileira (1964-1985), a chilena (1973-1990), a argentina (1966-1973), dentre outras. Todo esse investimento no anticomunismo ganha força devido ao combate a Revolução Cubana, em 1959, liderada por Fidel Castro.

Para fazer promoção da sua figura, Trujillo – conhecido como El Chivo (O Bode, conhecido por esse apelido devido ao seu apetite sexual, especialmente com mulheres novas) – fazia aparições em público, estabelecia relações de apadrinhamento, detinha o controle dos meios de comunicação em massa (todos os jornais pertenciam a sua família). Toda essa estratégia política tinha como objetivo ligar Trujillo a imagem de Pai da Pátria, e a partir disso, ser responsável pela criação da nação dominicana. A figura de superioridade do Generalíssimo estava ligada a sua forma rígida em exercer sua rotina e a cobrança da mesma rigidez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com