TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE NEGÓCIOS Buffet Festas, Sonhos e Fantasias

Tese: PLANO DE NEGÓCIOS Buffet Festas, Sonhos e Fantasias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  2.559 Palavras (11 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 11

PLANO DE NEGÓCIOS

1. PLANEJAMENTO

2. Nome da empresa: Buffet Festas, Sonhos e Fantasias.

3. Endereço da empresa: Avenida Dos Autonomistas, 1234 - Osasco - São Paulo

4. Telefone da empresa: (11)000000

5. Endereço eletrônico e site: www.buffetfestassonhosefantasias.com.br – festassonhosefantasias@gmail.com.

2-Empreendedorismo no Brasil.

Um dos principais erros do empreendedor iniciante é minimizar a importância do planejamento. Muitos acham que basta ter dinheiro e sorte. Mas, de acordo com o gerente de atendimento do sistema Sebrae, Ênio Pinto, mais do que nunca é preciso que as pessoas se informem e se capacitem.

A taxa de mortalidade das pequenas empresas no Brasil ainda é alta: 22% fecham nos primeiros dois anos contra 15% de países mais desenvolvidos. Ênio afirma ainda que uma outra vertente da preparação para a abertura do negócio é a afinidade do interessado com o assunto.

Aberto o negócio, ainda é necessário cuidar das relações de trabalho dentro da empresa que podem ser completamente diferentes de uma grande firma.

Outra preocupação permanente após a abertura das portas, segundo José Dornelas, especialista em empreendedorismo, deve ser a inovação. Pesquisas recentes mostram que 88% dos pequenos empresários não pensam em inovação:

“A maioria ainda não vê a inovação como diferencial para o seu negócio. Isso, muitas vezes, é decorrência de um mercado interno pujante, de muitas oportunidades internas pra desenvolver um negócio e tem muito a ver também com a questão do empreendedor brasileiro não pensar na internacionalização. Ele não tem essa visão de abrangência além do país em termos de atuação. Só que isso é negativo porque da mesma forma que o Brasil está crescendo e está atraindo investimento externo, atrai também empreendedores de outros países, outros negócios estão entrando aqui e o empreendedor brasileiro tem que se preparar pra isso”.

Para Dornelas, o crédito cresceu, as oportunidades também e o empreendedor pode ter problemas justamente para se apoderar de todas as informações disponíveis.

Entre os motivos dados pelos pequenos empresários para fecharem seu negócio nos primeiros dois anos, destacam-se as falhas gerenciais como a escolha de um local inadequado, a falta de conhecimentos gerenciais e o desconhecimento do mercado; e a conjuntura econômica.

O maior interesse dos brasileiros e também de investidores estrangeiros e na bolsa de valores brasileira, com o aumento do número de oferta público inicial e do numero de investidores individuais. O aumento da qualidade de brasileiros adultos criando negócios, o que denota melhoria de cenário econômico possibilitando maior quantidade de oportunidades de negócios, principalmente para empreendedores das classes sociais.

Com esse crescimento as oportunidades de empreendedor podem ter alguns problemas justamente com informações disponíveis. Agora o que é preciso ser feito é mostrar para o empreendedor brasileiro que isso esta disponível assim precisará utilizar desses recursos. Uma coisa é dinheiro e a outra e você de um contato mais próximo do empreendedor tendo bastante conhecimento sendo gerados às vezes esses conhecimentos não e transferido para a iniciativa privada.

Um último fator, que dependerá apenas dos brasileiros para ser desmistificado, é a quebra de um paradigma cultural de não valorização de homens e mulheres de sucesso que têm construído esse país e gerado riquezas, sendo eles os grandes empreendedores, que dificilmente são reconhecidos e admirados. Pelo contrário, muitas vezes são vistos como pessoas de sorte ou que venceram por outros meios alheios à sua competência. Isso deverá levar ainda alguns anos, mas a semente inicial foi plantada. É necessário agora regá-la com zelo, visando à obtenção de um pomar com muitos frutos no futuro.

3-Identificação de Oportunidades para empreendimentos.

A identificação e o aproveitamento de oportunidades são condições para entrada, sobrevivência e permanência no mercado. É no campo do pensamento que surgem muitas idéias e oportunidades, que também podem ser descobertas no mercado.

Há diferenças entre idéia e oportunidade de negócio. Uma idéia, mesmo sendo criativa, nem sempre representa uma oportunidade, por não poder ser realizada ou por não atender a uma necessidade humana. Já a oportunidade é caracterizada por um conjunto de eventos, situações ou circunstâncias que permitem a geração de mudanças positivas na empresa, entre os clientes ou até na vida.

Para que isso ocorra, é fundamental levantar informações atualizadas e conhecer o mercado, tendências, necessidades e o que realmente faz diferença para o cliente. O domínio desse conhecimento terá como resposta a aceitação e valorização da nova empresa, de uma atividade, de um produto ou serviço. Não basta, portanto, sair por aí tendo idéias, para ter sucesso num novo empreendimento.

A oportunidade deve ser viável e, para aproveitá-la, o empreendedor precisa dispor ou ser capaz de se organizar de forma a gerar os recursos necessários – técnicos, humanos, estruturais ou financeiros -, desenvolvendo esforços sem comprometer o que já realiza ou tornando a empresa pouco competitiva, por não ter a habilidade necessária para se implantar a nova iniciativa no setor em que já atua.

As oportunidades estão espalhadas por todos os cantos, camufladas nas imperfeições do mercado, no alto custo operacional, no mau atendimento, na baixa qualidade de produtos ou serviços, nos desejos e necessidades mal ou não satisfeitas, nos estados de humor e espírito dos consumidores, nas mudanças relativas à saúde, alimentação e lazer, nas tendências.

Uma idéia, uma opinião e uma experiência podem não ser, necessariamente, uma oportunidade, mas uma oportunidade depende sempre de uma boa idéia. Quem pretende empreender não pode cair de pára-quedas num novo negócio, numa nova atividade ou serviço. Deve estar sempre atento às necessidades de seus clientes e, consequentemente, às verdadeiras oportunidades de empreendimento.

3.1-Perfil do negócio.

Nossa empresa atende ao mercado de Buffet e festas de crianças, jovens teens, pais, familiares e amigos, tendo a oportunidade de aumentar seu público para festas de casamento, formatura e eventos de festas de empresas.

No entanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com